
A Fundação UNITATE formalizou esta sexta-feira, em Ourém, a consignação de duas empreitadas consideradas estruturantes. O investimento global ascende a 4,9 milhões de euros.
Novas respostas sociais em Borba
No UNITATE Campus, em Borba, serão criadas três respostas sociais de carácter diferenciado. Em primeiro lugar, avançará o Colégio Santos Francisco e Jacinta Marto, uma creche orientada para o desenvolvimento integral das crianças.
De seguida, nascerá a Residência São Joaquim e Santa Ana, uma unidade de habitação colaborativa dirigida a pessoas idosas, focada em promover autonomia, convívio e qualidade de vida.
Além disso, será implementado um novo Serviço de Apoio Domiciliário, destinado a apoiar cidadãos no seu contexto habitacional, assegurando acompanhamento de proximidade.
Unidade de Cuidados Paliativos em Vila Viçosa
Em Pardais, no concelho de Vila Viçosa, será criada a Unidade de Cuidados Paliativos São Carlo Acutis. O equipamento, com 21 camas, ficará instalado no edifício da antiga escola primária, reconvertido para este fim.
Assim, a nova unidade funcionará em estreita ligação com o Serviço Nacional de Saúde, sendo uma das poucas infraestruturas do género na região. O objetivo é dar resposta a doentes em fase avançada de doença e apoiar as respetivas famílias.
Empreitada adjudicada a empresa nacional
O contrato de empreitada foi adjudicado à TECNORÉM – Engenharia e Construções, S.A., após concurso público promovido pela Fundação UNITATE. O procedimento cumpriu todas as formalidades legais previstas.
Deste modo, a fundação reforça a sua estratégia de inovação social, valorização da dignidade humana e coesão territorial, posicionando-se como agente de transformação no setor social português.