
A vila de Santar, no concelho de Nelas, prepara-se para receber uma profunda intervenção de requalificação urbana, num projeto de valorização territorial, patrimonial e turística no coração do Dão.
A candidatura foi submetida no âmbito do Aviso de Abertura de Concurso (AAC) n.º 01/C03-i02/2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido aprovada com um financiamento no valor de 999.728,53 euros.
O projeto tem como objetivo a requalificação do Centro Urbano de Santar, com especial enfoque na melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada e na valorização do espaço público.
Está prevista a criação de melhores condições de circulação pedonal e de permanência para os peões, através da reorganização da circulação rodoviária e das zonas de parqueamento automóvel.
Entre os trabalhos previstos, destacam-se a renovação de pavimentos, drenagem pluvial, criação de novas áreas de estacionamento, instalação de mobiliário urbano e sinalização adequada, arborização e a criação de uma zona de coexistência — espaço público desenhado para a utilização partilhada por peões e veículos, com regras específicas de trânsito.
Um dos principais focos será a garantia de percursos acessíveis que conectem de forma eficiente os vários pontos de interesse da zona de intervenção, incluindo os Jardins de Santar, o Lar da Misericórdia, as igrejas, a escola e a paragem de autocarro.
Este investimento pretende colocar Santar ao nível de outras vilas históricas de Portugal, contribuindo para a promoção do território, geração de valor económico local e o reforço da atratividade turística, nomeadamente no segmento do turismo cultural, que tem vindo a atrair um número crescente de visitantes ao concelho e à região.