
Ontem, dia 19 de maio, pela manhã, ocorreu um parto, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Sines, quando uma mulher deu à luz dentro de uma ambulância enquanto era transportada para uma maternidade.
O marido levou a esposa, já em trabalho de parto, até o quartel, onde a equipa médica da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) do litoral Alentejano, com o apoio dos bombeiros de Sines, conseguiu realizar o parto a bordo da ambulância.
Dado o tempo limitado e a distância até à maternidade mais próxima — que fica a cerca de 100 quilómetros de Sines — o bebé, que foi nomeado Alexandre, nasceu às 10h44, já no interior da ambulância, sem complicações.
A mãe e o recém-nascido estão em boas condições de saúde.
Após o parto, mãe e filho foram estabilizados pela equipa médica e, em seguida, transportados até a Maternidade do Hospital de Setúbal para os cuidados pós-parto.
Este episódio, ocorrido em uma situação de emergência, demonstra a capacidade e a prontidão das equipas de emergência da região, que conseguiram garantir a segurança e o bem-estar da mãe e do bebé, mesmo diante das dificuldades logísticas.