
A InfoPortugal, em colaboração com o IPMaia: Instituto Politécnico da Maia, lançou o jogo “Aventura no Românico”, um projeto desenvolvido em ambiente académico. O jogo contou com a participação da Rota do Românico, que acompanhou o processo e forneceu feedback para garantir a relevância histórica e cultural da experiência.
Um jogo educativo para jovens exploradores
“Aventura no Românico” é um jogo de plataformas 2D, de um só jogador, destinado a crianças entre os 6 e 12 anos. Inspirado no estilo pixel art dos clássicos dos anos 80 e 90, o jogo desafia os jogadores a superar obstáculos, colecionar itens, resolver puzzles e explorar o património românico. A narrativa leva os participantes a conhecer uma igreja românica em construção, culminando num desafio final: salvar a princesa na torre.

Equipa multidisciplinar e metodologia Agile
O desenvolvimento do jogo foi realizado por quatro alunos do IPMaia, com diferentes responsabilidades:
• Clarisse do Carmo Justino – Guião e Arte
• Fernando Cunha de Sousa – Programação
• João Pedro Dias – Level Design
• Mariana Alexandra Cardoso – Scrum Master e Arte
A equipa seguiu a metodologia Agile, utilizando a framework Scrum, com sprints semanais para aperfeiçoar o jogo de forma progressiva.
Disponível online
“Aventura no Românico” está disponível para jogar online em: jogo.infoportugal.pt.
O projeto representa um exemplo de colaboração entre academia e indústria, promovendo novas formas de aprendizagem no segmento do edutainment, que alia educação e entretenimento.