
© Município de Grândola
As celebrações do Dia do Concelho em Grândola tiveram início com a apresentação do livro “A Indústria Corticeira em Grândola e a Cooperativa Militão,” da autoria de Cândido Matos Gago. O evento teve lugar no dia 7 de outubro na Casa Mostra de Produtos Endógenos e contou com a presença do autor, do Vereador da Câmara Municipal de Grândola, Fernando Sardinha, e de Fátima Luzia, Presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, que teve a responsabilidade de apresentar o livro.
O livro, escrito por Cândido Matos Gago, lança luz sobre a indústria corticeira em Grândola e a relevância da Cooperativa Militão no contexto local. A obra é um importante contributo para a compreensão da história e do desenvolvimento económico da região.
A sessão de apresentação do livro foi enriquecida com momentos culturais, incluindo três apontamentos musicais. Luísa Manuel Sobral, que brilhantemente tocou violino, Nuno Góis declamou poesia e o Grupo Coral Etnográfico Vila Morena emocionou os presentes com as suas interpretações musicais.
As celebrações do Dia do Concelho em Grândola são um momento de reflexão sobre a história e o património cultural da região. Este evento inaugural proporcionou uma oportunidade única para os habitantes de Grândola celebrarem a sua identidade e conhecerem melhor o seu passado e a indústria corticeira, que desempenhou um papel tão significativo no município.