
No passado dia 13 de setembro, o Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Grândola, realizou uma operação na localidade de Cachopos, concelho de Alcácer do Sal, que resultou na apreensão de 200 quilos de cortiça furtada e na identificação de dois suspeitos, com idades de 38 e 48 anos.
A ação foi desencadeada no âmbito de uma operação de prevenção criminal focada no combate ao furto de cortiça, um recurso valioso e vital para a economia da região. Durante a operação, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) intercetaram um veículo que transportava cortiça. Após diligências policiais, foi confirmado que a carga havia sido furtada.
Além da cortiça, as autoridades apreenderam o veículo usado no transporte e diversos materiais utilizados na extração ilegal da cortiça. Os dois suspeitos foram identificados e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Grândola, que dará seguimento ao processo judicial.
O furto de cortiça é um crime que afeta negativamente a economia local, especialmente numa região como o Alentejo, onde a produção de cortiça é uma atividade tradicional e de grande importância económica.