A atual secretária do executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Ana Cristina Santos, anunciou a sua saída do cargo, invocando razões de coerência política e ética.

Num post do Facebook, realizado pela conta Setúbal Mais, Ana Cristina Santos, eleita pelo Partido Socialista, explicou que a decisão, de saída, e devido à mudança de orientação política do atual presidente da Junta, Fernando José Gouveia Caria, que optou por liderar um novo projeto político, diferente daquele em que acredita.

“Nos últimos anos tenho exercido funções de Secretária do executivo da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro. Como é do conhecimento público, o presidente da Junta tomou a decisão, que respeito, de liderar um outro projeto político, que não é aquele em que acredito”, referiu Ana Cristina Santos.

A agora ex-secretária do executivo apontou ainda a existência de situações que considera preocupantes.

“Tendo-se começado a verificar situações, que na minha opinião (sublinho, na minha opinião), correspondem à utilização de eventos promovidos ou acolhidos pela junta para fins de promoção da candidatura do movimento liderado pelo Presidente da Junta e porque defendo que devemos ser verticais e coerentes na nossa forma de estar na vida e na política, tomei a decisão de cessar as minhas funções no executivo da junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro”.

Apesar de deixar o executivo, a autarca continuará a exercer funções políticas ao nível local. “Irei, assim, retomar o meu lugar na Assembleia de Freguesia onde, de outra forma e com outro papel, poderei continuar a defender e a trabalhar para o Montijo e para o Afonsoeiro”, concluiu.