Após um fim de semana marcado por temperaturas de verão, as próximas 72 horas trarão consigo condições meteorológicas adversas, alerta a Proteção Civil.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista chuva, por vezes forte e persistente, acompanhada de granizo e trovoadas, a partir de quarta-feira, dia 27 de março. Além disso, são esperados ventos fortes, especialmente nas terras altas e no litoral oeste, com rajadas que podem atingir os 80 km/h.

No dia 26 de março, prevê-se vento com rajadas até 100 km/h nas terras altas, especialmente na Serra da Estrela, enquanto a partir da tarde do dia 27 de março, nas regiões Norte e Centro, o vento predominante será de sudoeste, com rajadas de até 85 km/h, podendo superar os 90 km/h nas áreas mais elevadas.

A agitação marítima também será significativa, com ondas de noroeste na costa ocidental, atingindo entre 6 a 7 metros a norte do Cabo Carvoeiro, especialmente durante a tarde do dia 26 de março.

Nas regiões montanhosas, é esperada queda de neve, em particular no Norte e Centro, com a cota a descer gradualmente para os 600/800 metros. Pode também ocorrer queda de neve nas serras de São Mamede e de Monchique na madrugada e manhã do dia 26 de março.

Face a estas condições meteorológicas adversas, a Proteção Civil alerta para os seguintes cenários:

  • Piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de gelo, neve e acumulação de água;
  • Possibilidade de queda de neve em áreas e altitudes incomuns;
  • Dificuldades de drenagem urbana, podendo causar inundações em zonas vulneráveis;
  • Possíveis acidentes costeiros devido à agitação marítima intensa;
  • Risco de inundações urbanas devido à obstrução de sistemas de escoamento;
  • Possibilidade de queda de árvores e danos em infraestruturas;
  • Desconforto térmico devido à descida acentuada da temperatura mínima.

A Proteção Civil enfatiza a importância da adoção de comportamentos preventivos para minimizar o impacto destes fenómenos meteorológicos adversos.