
As rendas de habitação no Alentejo registaram um aumento de 8,2% no último ano, de acordo com o Índice de Preços do Idealista divulgado a 3 de dezembro.
O valor mediano para arrendar casa na região fixou-se nos 10,3 euros por metro quadrado (euros/m²), mantendo o Alentejo entre as regiões mais acessíveis do país, apesar da subida.
A nível distrital, Évora registou uma subida de 1,4% nos últimos 12 meses, enquanto Beja foi o único distrito do país a apresentar uma descida de preços, com uma redução de 1,7%. Portalegre destacou-se com um aumento expressivo de 24,3%, tornando-se o distrito com o maior crescimento percentual a nível nacional.
Entre as cidades capitais de distrito, Évora mantém-se como a mais cara do Alentejo, com rendas a 11,6 euros/m², valor superior à média regional. Em contraste, Portalegre, com 6,9 euros/m², é a cidade mais acessível da região.
Este aumento acompanha uma tendência de crescimento nacional, com a média em Portugal a fixar-se nos 16,1 euros/m², o que representa uma subida anual de 4,9%. Apesar disso, o Alentejo continua a oferecer opções de arrendamento mais económicas comparativamente a outras regiões, como Lisboa (19,9 euros/m²) e Algarve (14,3 euros/m²).