No próximo dia 29 de março, Sexta-feira Santa, os amantes da corrida têm um motivo especial para se reunir: o XXVI Grande Prémio da Páscoa em Atletismo. Este evento, que já se tornou uma tradição na região, contará com a presença ilustre de Mário Santana como padrinho da competição.

Mário Agostinho Santana, natural de Alcácer do Sal e nascido em 15 de fevereiro de 1950, é uma figura emblemática no mundo do atletismo. Desde os seus 32 anos de idade, dedicou-se apaixonadamente à corrida, participando em diversas provas oficiais, tanto a nível nacional como internacional. Ao longo de 42 anos de carreira, acompanhou seu filho, Alexandre Santana, nas pistas, partilhando o gosto pela modalidade.

É como veterano que Mário Santana se destaca, conquistando títulos notáveis ao longo dos anos. Foi duas vezes Campeão Nacional de 5.000 metros em pista, recebeu a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Duatlo e sagrou-se Campeão Nacional de Duatlo. Por seu notável desempenho e dedicação ao desporto, foi agraciado com a medalha de mérito desportivo pelo Município de Alcácer do Sal.

Além das suas proezas desportivas, Mário Santana é conhecido por ser um verdadeiro homem multifacetado. Dedicou-se ao movimento associativo, impulsionando o atletismo no Atlético Clube Alcacerense e inspirando jovens atletas. Também é habilidoso na construção, na música e na poesia.

Os atletas com quem Mário Santana se cruza ao longo da sua jornada desportiva reconhecem nele um exemplo de determinação e um amigo leal.