Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo distrito de Braga, destacou esta terça-feira, dia 6 de maio, o investimento público realizado pelo governo liderado por Luís Montenegro em territórios de baixa densidade, considerando-o uma marca da governação PSD/CDS e uma aposta na coesão nacional.

A intervenção decorreu durante uma sessão pública no Centro Comunitário Vale do Cávado, em Monsul, Póvoa de Lanhoso, com presença de autarcas e simpatizantes.

No encontro, o dirigente sublinhou o “trabalho realizado em apenas 11 meses” e apontou várias iniciativas como prova do compromisso com os territórios do interior. “É uma relação de confiança que marca e que os portugueses reconhecem.

O governo da AD cumpriu, atuando sempre com o foco nas pessoas e no desenvolvimento do país”, afirmou.

Entre os investimentos destacados estiveram projetos como a construção do novo hospital de Barcelos — incluído no Orçamento do Estado —, a requalificação da EN 307 em Terras de Bouro, a extensão da variante Braga/Vila Verde, a conclusão da Variante do Tâmega e o nó de Infias, em Braga.

Na área da habitação, foram protocoladas mais de 3.253 casas no distrito.

Na educação, Hugo Soares referiu a ampliação do financiamento das escolas de ensino profissional, com majoração dos apoios para contextos sociais mais frágeis e territórios de baixa densidade.

Destacou também medidas de valorização de setores como agricultura, florestas e mobilidade.

O candidato da AD contrastou ainda a ação do atual governo com as anteriores governações do Partido Socialista, que, segundo disse, “concentraram recursos nas áreas metropolitanas, provocando desequilíbrios territoriais”.

A sessão contou com a presença da candidata da coligação à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Alves, e da candidata a deputada Sónia Fernandes.

Hugo Soares encerrou o encontro pedindo um “voto reforçado” para garantir, segundo disse, “uma governação estável, sólida e com resultados visíveis para as populações”.