A Festa Branca está de volta a Fafe no dia 19 de julho, onde é promovido um vasto programa com circuito cultural entre museus e exposições, para além de animação, música, DJ´s e de um concerto com o carismático músico português, Rui Veloso. Os espaços culturais e turísticos de Fafe estarão abertos ao público em horário alargado e com entrada gratuita.

Na praça Mártires do Fascismo (Feira Velha) será instalado o Palco Fafe onde se realizará o concerto de Rui Veloso, o cabeça de cartaz desta Festa Branca 2025. O “pai do rock português” entrará em palco às 22h00, num concerto que promete ser inesquecível.

Na Arcada atuarão os DJ’s Nino, Miguel Mendes, João Miguel e Lowie, numa proposta do Club Fafense, precursor da Festa Branca em Fafe. O início da festa na Arcada está previsto para as 18h00 e segue noite dentro.

A Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, Teatro Cinema, Estação Memória, Casa da Cultura, Museu das Migrações e Museu da Imprensa estarão abertos em horário alargado e com entrada gratuita.

Inspirada nos movimentos do Norte da Europa em que se faz a celebração do crepúsculo (que dura toda a noite) e que se destacam pela programação cultural naquela que se designa por «noite branca», a Festa Branca mantém o seu formato, com o Município de Fafe a associar-se ao evento com a sua oferta cultural.

A Festa Branca conta com a presença de todos, visitem-nos!

Arquivo Municipal

No Arquivo Municipal será possível visitar a exposição «Em Fafe, resistimos!». Esta exposição, patente até dia 31 de outubro, desenvolve-se em cinco espaços no Arquivo Municipal. O primeiro destina-se à contextualização do Estado Novo e dos seus aparelhos repressivos. É possível assistir à projeção de testemunhos, com a recriação de uma cela, onde são homenageados os cerca de 300 presos políticos do concelho, explorar «Lugares e Rostos de Resistência», conhecer aspetos da presença de militares portugueses na Guerra Colonial, sendo que a última sala – «Até que Abril chegou!» é dedicado aos alvores de Liberdade.

Teatro Cinema

O Teatro Cinema estará de portas abertas entre as 20h00 e as 23h00 para visita de todos os interessados nesta icónica sala de espetáculos.

Estação Memória

A Estação Memória estará aberta ao público das 14h30 às 18h00 e das 20h00 às 23h00. A Exposição “Odisseia Migratória”, do Mestre Orlando Pompeu, estará disponível para visita. Esta exposição reúne 12 pinturas em aguarela que homenageiam os nossos emigrantes e que dignificam, reconhecem e valorizam as sucessivas gerações que saíram de Portugal em buscar de uma vida melhor.

Casa da Cultura – Exposição «Tecer o amanhã»

Esta exposição dá continuidade ao programa Experimentar o Têxtil, testado e desenvolvido durante 2023 e 2024, e que teve um forte impacto nos artistas, e sobretudo nas comunidades que o acolheram, interagindo, partilhando histórias e saberes, e que se traduziram nas exposições “Conversas entre o corpo e a palha”, “LãnoLinho”, “Palha a Lã no Linho” e também em workshops e residências artísticas. “Tecer o amanhã” é a personificação de um ciclo próprio que pulsa em Fafe. É o nome que dá vida à exposição, numa relação criativa e colaborativa com e na comunidade territorial do concelho. Patente ao público na Casa da Cultura das 14h30 às 18h00 e das 20h00 às 23h00.

Biblioteca Municipal

O escritor Raul Minh’alma tem encontro marcado com os seus leitores pelas 20h30 de sábado para falar sobre livros, emoções e o poder da escrita. A Biblioteca estará aberta para além do horário habitual, das 18h00 às 22h00. A exposição “Uma Aventura”, assim como a mostra bibliográfica sobre o aniversário de J. K. Rowling são alguns dos motivos para qual deve fazer uma visita à Biblioteca Municipal de Fafe.

Museu da Imprensa e Museu das Migrações

Os dois museus estarão abertos entre as 15h00 e as 18h00, e entre as 20h00 e as 23h00.