Se estás a tentar melhorar a tua saúde, apoiar o bem-estar animal, ou reduzir a tua pegada ecológica, uma dieta vegana é a escolha perfeita para ti! Aderir ao veganismo significa renunciares ao consumo de qualquer bem alimentar de origem animal, incluindo carne, lacticínios, ovos e mel.

Estando 2023 já em curso, esta é a altura ideal para considerares experimentar uma dieta vegana, e abaixo encontrarás seis razões que poderão ajudar-te a tomares essa decisão.

1. Uma Dieta Vegana Pode Beneficiar a Tua Saúde

Está cientificamente comprovado que uma dieta vegana bem planeada pode revelar-se incrivelmente saudável. Ao excluírem alimentos de origem animal, os veganos tendem a consumir bens de origem integralmente vegetal, que, nem por acaso, são ricos em fibra, vitaminas e minerais; isto, por sua vez, poderá contribuir para a redução do risco de contração de patologias crónicas como são, por exemplo, a doença coronária, a diabetes, ou determinados tipos de cancro. Além disso, os veganos tendem a ter um IMC (Índice de Massa Corporal) mais reduzido, aplicando-se o mesmo aos seus níveis de glucose, contribuindo para uma diminuição do risco de virem a desenvolver problemas de saúde relacionados com a obesidade.

2. Ser Vegano Contribui Para o Bem-Estar Animal

Um dos motivos mais bem conhecidos para optar pelo veganismo é a drástica redução do sofrimento animal. A produção de bens alimentares de origem animal envolve frequentemente práticas cruéis como o confinamento, a mutilação e a chacina prematura de fauna.

Ao escolheres uma dieta vegana, ajudas à minoração da procura por este género de produto, contribuindo, assim, para uma cadeia alimentar mais eticamente sustentável. Para além disso, podes sempre apoiar organizações que advoguem o bem-estar animal, o que é fulcral no combate à crueldade para com os animais.

3. O Veganismo Reduz a Tua Pegada Ecológica

A agro-pecuária é uma das principais causas do efeito de estufa, desflorestação e contaminação de águas. Ao reduzires (ou excluíres) produtos de origem animal da tua dieta, estarás significativamente a prestar um indubitável contributo para o decremento da tua pegada ecológica, uma vez que a produção de bens alimentares de origem vegetal requer menos recursos, o que significa que uma dieta vegana constitui uma escolha mais sustentável em prol do planeta.

4. A Dieta Vegana É Deliciosa

Um dos principais mitos urbanos de que o veganismo é alvo está relacionado com as suas supostas restrição e monotonia. Contudo, os propagadores destas declarações não poderiam estar mais enganados. Com o advento do consumo de bens alimentares de origem vegetal, existem atualmente ainda mais opções veganas do que anteriormente.

Quer te apeteça um suculento hambúrguer, uma massa cremosa, ou uma sobremesa “pecaminosa”, ficas a saber que existem versões veganas de todos os teus pratos favoritos. Para além disto, dada a abundância de produtos frescos que se encontram disponíveis, podes sempre optar por novos sabores e cozinhas que nunca antes tenhas experimentado.

5. É Uma Ótima Forma de Apoiar o Comércio Local

Ao dirigires-te a um restaurante vegano em Lisboa, não só melhoras a tua saúde e o ambiente, como estás também a ajudar à sustentabilidade do comércio tradicional. A grande maioria dos restaurantes veganos é composta por pequenas empresas que dependem da comunidade em que se inserem para sobreviverem. Ao consumires nestes estabelecimentos, contribuis para a manutenção da economia local, simultaneamente promovendo práticas de consumo alimentar sustentáveis.

6. Há Cada Vez Mais Estabelecimentos Especializados

O que não falta em Lisboa são restaurantes veganos, o que faz com que adotar esta dieta de origem vegetal numa saída para consumir seja ainda mais acessível. Além disso, existe sempre a possibilidade de adquirires uma pletora de produtos veganos em lojas de conveniência, descomplicando, assim, a procura por alternativas a carnes, lacticínios e ovos.

Em Resumo

São múltiplas as razões para te convenceres a adotar uma dieta vegana em 2023. Quer faças intenções de melhorares a tua saúde, apoiares o ambiente, ou descobrires novos sabores, o veganismo tem algo para oferecer a toda a gente.

Imagem: (Ella Olsson/Unsplash)