
Castro Verde, entre os dias 1 e 3 de setembro, será palco do 2º Festival Castro Mineiro, um espaço que promete ser o encontro de diversas expressões artísticas, culturais e sociais. O evento tem como objetivo destacar a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros, em constante diálogo com o rico património da tradição de séculos de mineração.
No campo musical, o Festival contará com a presença de grandes artistas, sendo que GNR (1 de setembro), BLAYA (2 de setembro) e OS COMPOTAS (3 de setembro) são os cabeças de cartaz desta edição. Além desses, projetos musicais como “Malino” (1 de setembro) e “Sneaky Mouse” (2 de setembro) também estarão presentes, além de animação noturna com o DJ Cruzfader após os concertos.
O humor também terá espaço no palco do Castro Mineiro, com a participação do algarvio Dário Guerreiro, mais conhecido como “Môce dum Cabréste”, que apresentará o seu espetáculo de stand-up comedy no dia 3 de setembro.
A tradicional música do cante alentejano marcará presença na programação do festival, com atuações de grupos como “Os Ganhões” de Castro Verde, “Os Cardadores” da Sete, “Os Cigarras” de Aljustrel, do Grupo Coral da Mina de São Domingos, e dos Grupos Corais de Almodôvar, “Vozes” e “Flores do Campo”.
O Festival também abraçará as artes plásticas, exposições, conversas, gastronomia, iniciativas ligadas à atividade mineira e artesanato, complementando assim uma programação diversificada e rica em cultura.
O acesso ao Festival será gratuito, incluindo a entrada ao campismo no Parque de Campismo de Castro Verde e às Piscinas Municipais durante os dias de evento. O local escolhido para a realização do festival é o Parque da Liberdade, em Castro Verde, que celebra a identidade mineira construída ao longo das últimas quatro décadas, graças à instalação da Mina de Neves-Corvo, um dos mais importantes empreendimentos mineiros da Europa.
Vale destacar que a atividade mineira desempenha um papel essencial na realidade socioeconómica do concelho de Castro Verde, valorizando o trabalho árduo dos homens e mulheres que extraem as riquezas minerais de cobre e zinco das profundezas da terra. Além disso, a atividade mineira também é um importante meio de intercâmbio cultural e encontro entre pessoas de diferentes origens e continentes, além de ser uma fonte significativa de rendimento e emprego não só em Castro Verde, mas em outras partes do mundo.