A energia destas lojas CTT será produzida localmente por outras empresas parceiras da EDP, muitas delas pequenas e médias empresas com espaço para instalar painéis solares.
A Academia Ponto Verde, promovida pela Sociedade Ponto Verde (SPV), lança uma nova edição do roadshow “Reciclar é na boa” para sensibilizar milhares de alunos para a importância da reciclagem de embalagens e mobilizá-los para a adoção desta boa prática.
A nova rede de áreas marinhas protegidas nos Açores tem capacidade para ser uma “ferramenta importante” no combate às alterações climáticas, além de poder “alavancar a economia” regional.
As emissões mundiais de metano continuam a aumentar de forma constante e sem indícios de desaceleração, com o comércio a contribuir para 30% deste gás responsável pelo aquecimento do planeta, conclui um estudo hoje divulgado.
Entre janeiro e junho de 2025, o consumo de eletricidade em Portugal atingiu um novo recorde semestral, ascendendo a 26.229 GWh - mais 240 GWh do que o anterior máximo, registado em 2010, segundo dados da REN. Veja seis passos de como poupar energia
A Federação de Pescas dos Açores e a Associação de Produtores de Atum (APASA), contestaram ontem a proposta apresentada pelo Governo Regional para reestruturação do setor, considerando-a tardia e desadequada.
Os recém-nascidos do cavalo-marinho-de-focinho-curto (Hippocampus hippocampus), uma espécie nativa da costa portuguesa, são especialmente sensíveis à redução drástica dos níveis de oxigénio na água, dizem investigadores portugueses.
As autoridades da província de Manica, no centro de Moçambique admitiram ontem a incapacidade de travar poluição dos rios causada pela mineração artesanal e industrial na região, pedindo "medidas estruturantes" do Governo central.
O mês de agosto ficou marcado pela produção moderada de eletricidade renovável e pelo elevado saldo importador, tendo o consumo de eletricidade aumentado 3,4% face ao mês homólogo.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, defendeu hoje que é preciso passar à “prática” na prevenção dos fogos florestais, executando as medidas previstas nos relatórios produzidos depois dos incêndios de 2017 e 2022.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu hoje que agiu “sempre no estrito cumprimento” dos procedimentos administrativos e que aplicou a lei no processo da mina do Barroso, em Boticas, em que foi acusada de reter informações.
A transparência ajuda os países a desenvolverem políticas climáticas mais ambiciosas, a desbloquear o acesso a finanças climáticas e a acelerar o progresso em direção aos objetivos de desenvolvimento, disse, esta quarta-feira, Simon Stiell.
Alguns viticultores do Douro apontam para quebras de produção que podem chegar aos 50% e enquanto uns se mostram expectantes com o apoio anunciado pelo Governo outros alegam que chega num ano de pouca uva para destilar.
O Governo determinou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a elaboração do Programa Especial da Albufeira do Alto Rabagão (PEAAR), em Montalegre, num prazo de 21 meses após a adjudicação, foi hoje publicado em Diário da República (DR).
O verão quente de 2025 não foi apenas uma questão de temperaturas altas que se viveram no ultimo mês de agosto. No Vale do Ave, o ‘coração’ da indústria têxtil portuguesa, o calor chegou também às fábricas, às contas e ao nervosismo dos empresários e trabalhadores.
A aldeia de Gavião, em Ribeira de Fráguas, no concelho de Albergaria-a-Velha, já tem um plano de emergência para a ocorrência de fogos florestais e vai integrar o programa nacional "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".
Instituições portuguesas retiveram de "maneira deliberada e infundada" informação no processo de avaliação ambiental da mina do Barroso, afirma o comité da Convenção de Aarhus.
A REN – Rede Eléctrica Nacional colocou em serviço a nova linha de muito alta tensão (400 kV) entre as subestações de Feira e Ribeira de Pena, uma infraestrutura estratégica para o reforço da Rede Nacional de Transporte de eletricidade (RNT), permitindo a integração segura de produção de eletricidad
O presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santos, assegurou ontem à agência Lusa que os filtros naturais colocados nas linhas de água garantem a qualidade para consumo nos três municípios abastecidos pela barragem Vilar-Tabuaço.
A quantidade de água armazenada desceu em agosto em todas as bacias hidrográficas, apresentando contudo a maioria armazenamentos superiores às médias, segundo os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH)