Localizada no bloco logístico de Abrera (Barcelona), esta nova instalação conta com 16.500 painéis solares, uma potência de 8 MW e uma capacidade de gerar 9,5 GWh por ano, o que evitará a emissão de 1.270 toneladas de CO2 por ano.
O programa de fundos europeus Norte 2030, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), lançou ontem um concurso de 31,8 milhões de euros para apoiar projetos de mobilidade sustentável na região.
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) disse não ter dúvidas de que o leilão de eólicas ‘offshore’ será lançado este ano, após a definição e espacialização das novas áreas marítimas.
Na capital norueguesa, onde se contam emissões de dióxido de carbono como quem conta dinheiro, as metas climáticas da cidade têm como aliado o Porto de Oslo, que quer ser dos primeiros livres de emissões.
Uma equipa europeia de cientistas desenhou um novo protótipo de catalisador com materiais diferentes dos convencionais que permite, através da decomposição de elementos água, produzir hidrogénio verde de forma sustentável.
Um tubarão de pontas brancas fêmea de 2,5 metros, espécie criticamente ameaçada e em perigo de extinção, foi marcado pela primeira vez por cientistas, na ilha colombiana de San Andrés, para identificar a rota deste animal nas Caraíbas.
A União Europeia (UE) apoia as "imensas oportunidades" oferecidas pela economia azul em África, afirmou ontem a embaixadora da UE no Quénia, Henriette Geiger.
O CEO da energética disse que a estrutura atual, com a EDPR separada e cotada, não só dá visibilidade ao negócio como também "tem sido uma boa forma de levantar capital".
Miguel Stilwell de Andrade disse que a energética quer inaugurar a primeira central solar no país este ano, parte de um plano para chegar aos 500 megawatts de capacidade até 2026.
A maioria das candidaturas de apoio à gestão florestal, incluindo de prevenção de incêndios, não é financiada, nem as verbas chegam a regiões mais vulneráveis, indica um relatório ontem divulgado pelo Centro PINUS, Associação de Floresta de Pinho.
Os agricultores algarvios lamentaram ontem o “atraso não expectável” da publicação em Diário da República do alívio, de 25% para 13%, das restrições ao consumo de água para a agricultura na região, aprovado na passada semana.
Moçambique passou hoje a contar com um mapa atualizado e detalhado da vegetação e avaliação do estado de conservação dos 162 ecossistemas do país, que contou com o apoio financeiro internacional.
A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) alerta para a possibilidade de incêndios “mais rápidos e severos”, que podem queimar mais de 750 mil hectares num só ano, sem uma gestão ativa da vegetação.
O secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique disse hoje que África tem condições para estar na vanguarda da transição energética, defendendo o aumento de investimentos em infraestruturas do setor.
As políticas no local de trabalho que não conseguem criar inclusão e igualdade correm o risco de custar às empresas, uma vez que os profissionais talentosos deixam a sua força de trabalho e vão para empresas concorrentes ou até criam a sua própria empresa.
“Uma cidade quente é diferente de uma selva quente ou de um deserto quente. O calor urbano transmite uma sensação mais cruel e mais íntima do que o calor que se sente na natureza”. Jeff Goodell, jornalista, olha para o aquecimento global e traça-nos um futuro pouco risonho no livro “O Calor é Que Te
Os investigadores do Centro de Ecossistemas de Água Doce da Universidade de La Trobe revelaram as consequências ocultas das alterações climáticas nos ecossistemas dos riachos alpinos, que poderão assistir a um aparecimento mais precoce de insetos.
Precisamos de um compromisso firme com a sua implementação prática, precisamos de um financiamento adequado e precisamos de resiliência para enfrentar as resistências e o lobby.
Sucesso nas políticas e boas práticas de conservação da natureza confirma-se no total de 2021 linces ibéricos registados nos mais recentes censos populacionais publicados pelas Administrações portuguesa e espanhola. Esta é a primeira espécie a eliminar duas categorias de ameaça da lista da IUCN em a