O valor foi divulgado pelo presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, numa reunião com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, realizada na manhã de hoje em Coimbra para analisar o processo de descentralização de competências.

"Há um primeiro levantamento dos nossos municípios, ainda sem um grande rigor, que aponta para 13 milhões de euros, que é um valor enorme", salientou, no final, aos jornalistas, acrescentando que a intempérie de dezembro motivou a ativação do Plano de Emergência Distrital.

O autarca de Oliveira do Hospital disse esperar que o "Governo encontre soluções", até porque a tempestade Leslie, em outubro de 2018, "tem já no Orçamento do Estado uma verba prevista".

Relativamente aos prejuízos provocados pela depressão Elsa na CIM Região de Coimbra, em dezembro, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública disse que a situação terá de ser analisada, já que os estragos ocorreram após a entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2020.

Alexandra Leitão salientou ainda que o Governo "está a fazer um esforço muito sério no sentido de assegurar que este ano seja marcado por uma transferência de verbas para as autarquias, com crescimento na casa dos 9,7%, e que poderá ser reforçado".

"É também com este aumento das transferências do Estado para as autarquias que uma coisa muito importante vai ser acautelada - a necessidade de muitas autarquias têm de redimensionar, em alta, os seus serviços para poderem fazer face às competências que recebem", sublinhou.

Segundo a ministra, além das verbas que são transferidas no quadro da própria descentralização, "este aumento das transferências para as autarquias que está já hoje na proposta de lei do Orçamento é muito importante".

Os efeitos do mau tempo em dezembro de 2019 provocaram três mortos e deixaram 144 pessoas desalojadas e outras 352 deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores.

O mau tempo, provocado pela depressão Elsa, entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2019, a que se juntou no dia 21 a depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

AMV // MLS

Lusa/Fim