
A Skoda é, hoje em dia, conhecida como um dos maiores construtores de carros globalmente – mantendo-se fiel às suas origens, com sede na Chéquia. Mas sabia que há um passado ligado aos motociclos?
A empresa, que na altura era a Laurin & Klement, foi fundada em 1896 como fabricante de velocípedes, liderada pela dupla Václav Laurin e Václav Klement… que, em 1898, mudaram-se para uma nova fábrica e compraram uma Motocyclette da Werner.
Na altura, os motociclos assemelhavam-se a bicicletas com um motor. Em 1899 estrearam-se as Slavia A e Slavia B: que adotaram um design que é padrão hoje, com o motor na parte inferior do quadro para aumentar a estabilidade.
Começaram as exportações no ano seguinte (para a Alemanha e Reino Unido) e a imprensa até chegou a atribuir à firma checa o fabrico do primeiro motociclo. Mas a Laurin & Klement não se ficou pelo mercado.
Começaram a dar nas vistas internacionalmente em corridas de longa distância, fazendo a sua estreia em 1901 no grande evento da época: Paris a Berlim via Aachen e Hanover (1.196 km em três dias!).
Narcis Podsedníček foi o piloto de fábrica e um dos participantes na categoria de duas e três rodas motorizadas. O checo era outsider, mas cortou a meta em primeiro… só que a vitória não lhe foi atribuída, pois chegou ao fim de madrugada quando o posto de cronometragem estava fechado!
Em todo o caso, estavam escritas páginas de estória para aquela que é atualmente a Skoda. A Slavia B foi o seu motociclo de maior sucesso: monocilíndrica, 240 centímetros cúbicos e 1,75 cv de potência, permitindo alcançar os 40 km/h. A tração era traseira e não havia caixa de velocidades. Até 1904 foram construídas 540 unidades.
Mas a Laurin & Klement acabou por começar a dedicar-se aos automóveis a partir de 1905, deixando de lado os motociclos. Em 1925 foi adquirida pela antiga Skoda Works, levando então à marca Skoda que todos conhecemos hoje.
Recentemente, houve um regresso ao passado: a Skoda juntou-se ao designer francês Romain Bucaille para conceber uma versão moderna da Slavia B. O trabalho conceptual foi apresentado no passado mês de abril, mantendo muitos dos traços originais juntando tecnologia e soluções de design modernas – sendo suposto ser um motociclo elétrico. Se chegará ao mercado algum dia? Nada foi dito nesse sentido.