O piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP Team terminou na 13.ª posição no Grande Prémio de Espanha, tendo conseguido completar a corrida apesar das dores resultantes da queda sofrida no sábado. Rins elogiou ainda o desempenho do seu colega de equipa, Fabio Quartararo.

O espanhol Álex Rins conseguiu terminar a corrida em Jerez apesar das limitações físicas. ‘Difícil. Foi bastante difícil gerir toda a dor e como está o corpo após o grande impacto que tivemos no sábado. Mas consegui terminar a corrida. Não fiz qualquer injeção local no joelho, por exemplo. Isto é ótimo, mas, sinto-me cansado. Normal’, explicou o piloto da Yamaha.

Questionado sobre o seu desempenho durante a prova, Rins mostrou-se satisfeito com algumas ultrapassagens que conseguiu realizar, mas lamentou ter perdido uma posição na última volta: ‘Fiz algumas ultrapassagens, e por azar o Marc Márquez ultrapassou-me na curva onze na última volta, por isso perdi uma posição. Mas, de qualquer forma, foi positivo’.

O piloto revelou ainda que a equipa procedeu a algumas alterações na moto face ao dia anterior. ‘Mudámos um pouco a configuração em comparação com sábado porque, como já disse, não estava 100% satisfeito’, referiu Rins, que não deixou de felicitar o seu colega de equipa. ‘Parabéns ao Fabio Quartararo. Ele merece. Este é um impulso incrível para toda a equipa. Uau’.

Quando a imprensa o questionou sobre o bom desempenho da Yamaha, tendo em conta que Quartararo conseguiu defender-se das Ducati, Rins não hesitou em confirmar os progressos: ‘Sim. Um passo em frente bastante bom. Quero dizer, não temos nada de novo nesta corrida. Simplesmente, não sei… É Jerez, talvez as pessoas’.