
Se já teve dificuldade em cozinhar ovos numa frigideira de aço inoxidável ou descartou muitos crepes que não deram certo, sabe a importância das frigideiras antiaderentes em qualquer cozinha. Embora não sejam ideais para todos os projetos culinários, as suas superfícies lisas são essenciais na preparação de pratos particularmente delicados.
Mas para cada superfã de frigideiras antiaderentes, existem pelo menos dois céticos. Provavelmente já ouviu histórias de terror sobre os perigos das frigideiras antiaderentes. E elas não são totalmente infundadas.
Vários estudos descobriram que a presença de substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (ou PFAS) usadas em frigideiras antiaderentes mais antigas estava relacionada com o cancro.
E como se isso não fosse assustador o suficiente, muitas pessoas argumentam que PFAS e outros produtos químicos perigosos estavam presentes em níveis mais altos quando frigideiras antiaderentes estavam arranhadas pelo uso regular.
Desde uma decisão federal de 2013 que esses compostos são proibidos em todas as frigideiras antiaderentes fabricadas nos Estados Unidos. E muitas marcas se adaptaram, introduzindo métodos menos perigosos para superfícies escorregadias. Mesmo assim, alguns ainda dizem que frigideiras arranhadas apresentam riscos para saúde. Gabby Romero, citada pelo Delish, explica tudo.
A sua frigideira antiaderente arranhada pode ser perigosa?
Provavelmente não. Mas há algumas ressalvas. A resposta dependerá da frigideira que estiver a usar. "Se usar uma frigideira velha de segunda mão ou se os seus utensílios de cozinha forem de uma marca fabricada fora dos Estados Unidos, existe uma probabilidade significativamente maior de que sejam feitos com produtos químicos perigosos".
Outro fator importante é o tipo de comida que faz com a sua frigideira antiaderente. "Produtos com quantidades mensuráveis de PFAS podem libertar substâncias químicas nocivas no ar quando aquecidos acima dos 260°C. Portanto, se estiver a selar uns bifes em lume alto ou a pré-aquecer a sua frigideira em lume alto por períodos prolongados, poderá estar a convidar gases indesejáveis para dentro da sua casa."
Para aqueles que usam modelos mais novos de frigideiras antiaderentes fabricados nos Estados Unidos, os riscos para a saúde associados a arranhões são improváveis.
Posto isto, deve continuar a usar a sua frigideira arranhada?
Não. "Embora não representem necessariamente um problema de segurança, não deve guardar as suas frigideiras antiaderentes arranhadas. Se os arranhões forem recentes, pode acabar com lascas do revestimento na comida".
Isso também pode afetar a eficácia da antiaderência da sua frigideira. Arranhões, altas temperaturas e desgaste geral desgastam o revestimento liso da superfície da sua frigideira. E, dependendo da frequência de uso e da manutenção, uma frigideira nova pode perder a sua antiaderência em apenas um ou dois anos.
Ao contrário dos produtos feitos de ferro fundido e aço inoxidável, as frigideiras antiaderentes não são feitas para durar para sempre. E se a sua já tiver alguns arranhões, então definitivamente está na hora de se desfazer dela.