Uma viagem pode ficar marcada na memória por uma paisagem, uma experiência, um cheiro, uma conversa, ou uma refeição.

Se gosta de conhecer a gastronomia local sempre que sai da sua região, chegou ao sítio certo.

O site Lonely Planet compilou alguns dos melhores destinos gastronómicos para experimentar pratos únicos.

1- Experimente pinxtos em San Sebastián, Espanha

A cidade basca rodeada por praias e montanhas verdejantes, tem algo que todos devem provar: pinxtos. São pequenas tapas que acompanham bebidas, como tão bem os espanhóis fazem.

Começaram por ser como sandes abertas e, atualmente, pode experimentar os mais variados formatos. Desde as tradicionais fatias de pão com cobertura, a experiências de cozinha molecular. Sempre com ingredientes locais, os mais simples são os melhores: espargos brancos panados, tarte de atum e anchova, ou cogumelos refogados com alho.

Deixe a experiência para a noite, depois de um dia de passeio ou praia. Por volta das 21 horas, comece a sua ronda por vários bares e vá experimentando o máximo que conseguir.

2- Coma caril laksa em Kuala Lumpur, Malásia

Um dos melhores programas para fazer numa visita a Kuala Lumpur é simplesmente vaguear pelas ruas, numa explosão para os cinco sentidos. No que toca ao paladar, deixe-se encantar com um laksa.

Dirija-se a Madras Lane, na rua Petaling, onde vai encontrar uma verdadeira competição deste caril. Escolha a banca com a fila maior. Depois de ter a tigela na mão, escolha uma cadeira de plástico e delicie-se. No dia seguinte, experimente outra banca.

O prato leva noodles de arroz e ovo, frango, camarão, berbigão, tofu, rebentos de feijão, picante, hortelã, e lima.

3- Faça uma masterclass de sushi em Tóquio, Japão

É a meca dos 'foodies' e, sobretudo, dos amantes de sushi. Se é o seu caso, experimente os restaurantes Mantensushi Marunouchi e Jūzō Sushi.

Mas, ao desfrutar da experiência, tenha atenção: existe uma regra de etiqueta no que toca a comer sushi. Primeiro, pegue nas peças com as mãos e não com os pauzinhos. Não molhe as peças em soja e não peça wasabi. Isto porque o chef vai-lhe apresentar as peças de sushi como pretende que as coma e é ofensivo tentar modificar o sabor. Entre pratos, pode usar os pauzinhos para comer o gengibre em pickle ou apanhar a toalha para limpar os dedos.

Aproveite para interagir com o chef e aprender mais sobre esta arte culinária. E dê a devida importância ao arroz, já que os chefs de sushi passam anos a aperfeiçoar as suas técnicas com este ingrediente.

4- Prove o delicioso peito de vaca no Texas, EUA

Se for até ao Texas vai descobrir que são 'experts' em carnes feitas num barbecue. Passam horas de volta da carne e isso nota-se no sabor. É o que acontece no Franklin Barbecue, em Austin. O menu inclui carne de porco desfiada, costeletas, salsichas e muito mais, mas a principal atração é o peito de vaca fumado ('beef brisket').

Aqui, a carne é simples, apenas temperada com sal e pimenta preta, e cozinhada a baixa temperatura por muito tempo. Prepara-se para esperar na fila, mas aproveite para beber uma cerveja e conhecer os locais e, no final, tudo vai valer muito a pena.

5- Viaje para Banguecoque, Tailândia, para experimentar som tum

Também as ruas de Banguecoque são uma explosão para todos os sentidos. E, apesar dos monumentos serem deslumbrantes, a comida vai deixá-lo igualmente maravilhado.

É o caso do som tum, o prato que é uma bomba de sabores. A salada de papaia verde é ácida, salgada, doce e picante. A textura é também extraordinária, ao combinar o crocante dos amendoins com a papaia verde e cenouras frescas, o doce dos camarões tenros e tomates. É vendido em bancas de rua um pouco por todo o país, mas é especialmente apreciado na capital.

Aproveite para ter a experiência de comer na rua, no meio do caos de trânsito, do calor e da passagem de centenas de pessoas. Se preferir, saiba que também pode pedir o prato na maior parte dos restaurantes.