A primeira vítima do Descarrilamento do Elevador da Glória a ser identificada foi o guarda-freios do veículo, André Marques, de 40 anos. Deixa dois filhos menores.

“O SITRA vem por este meio endereçar as mais profundas e sentidas condolências a todos os familiares, amigos e colegas do Guarda-Freio ao serviço da Empresa Carris André Jorge Gonçalves Marques, que veio a falecer durante o dia de hoje (03-09-2025), depois do trágico e fatídico acidente que ocorreu com o ascensor da Glória em Lisboa”, lê-se na publicação.

A CARRIS acrescenta: “André Marques distinguiu-se pela sua lealdade e dedicação. Há 15 anos na CARRIS, desempenhou as suas funções com excelência, tendo sido um representante exímio da CARRIS na História da Cidade, contribuindo de forma essencial para a excelência do serviço que prestamos diariamente aos nossos Clientes e a Lisboa. Representou-nos aos comandos dos icónicos Ascensores. O seu valor e profissionalismo, reconhecidos por todos, teve um fim trágico com a perda da sua vida no acidente que o vitimou. Profissional dedicado, amável, sorridente e sempre disposto a contribuir para um bem maior. É com profunda tristeza que expressamos a nossa dor e pesar à família e amigos de André Marques. Reiteramos as nossas mais sinceras condolências”.

André Marques também esteve na SIC

A verdade é que André era conhecido pois já tinha sido estrela da SIC. Miguel Costa recordou o momento em que o entrevistou: “O André.Há cerca de dois anos, tive a sorte de o conhecer, quando de forma generosa e simpática aceitou conversar comigo, sem qualquer aviso prévio, no Alô Portugal”, começa por escrever na sua página de Instagram.

E continua:“Hoje, recebemos com enorme tristeza a notícia da tragédia do Elevador da Glória, que ceifou a vida de 15 pessoas. Entre elas, estava o André. O guarda-freio simpático, prestável e bondoso que conheci neste dia, e que nunca esquecerei. Um daqueles encontros breves, mas que ficam para sempre na memória.”

O ator deixa ainda os seus sentimentos aos familiares: “À sua família, amigos e colegas, os meus sentimentos. Que encontrem força neste momento tão difícil. E estendo também os meus sentimentos a todos os familiares e amigos das outras 14 vítimas desta terrível tragédia.”

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais