
Certamente deverá recordar Ana Paula Arósio. A atriz brasileira é um rosto bem conhecido dos portugueses pelas suas participações em grandes produções da Globo, como Hilda Furacão, Esperança, Páginas da Vida e Terra Nostra. Esta quarta-feira, 16 de julho, completa 50 anos. Mas e então o que é feito da artista?
Apesar de ser considerada uma das melhores da sua geração, Ana Paula Arósio tem-se mantido afastada dos holofotes nos últimos 15 anos. De acordo com o Gshow, a artista vive numa quinta em Inglaterra com marido, Henrique Pinheiro. Os dois são apaixonados por cavalos e dedicam-se ao mundo rural.
A mais recente aparição de Ana Paula Arósio perante o público brasileiro aconteceu há cerca de dois meses. A artista foi uma das convidadas do videocast O Futuro Já Começou, a propósito dos 100 anos do Grupo Globo. Antes disso, em 2020 e 2024, a antiga estrela da Globo reapareceu em dois anúncios publicitários e deu que falar na imprensa brasileira.
No que diz respeito à representação, o último trabalho de Ana Paula Arósio em televisão foi em 2010, na série Na Forma da Lei. Em 2011, a atriz integrava o elenco da novela Insensato Coração, mas acabou por ser afastada da trama por não comparecer às gravações. De acordo com a imprensa brasileira, na altura, a atriz terá afirmado que não gostou da sua personagem e que, por isso, abandonou o projeto. Acabou por ser substituída por Paolla Oliveira.
O que motivou o afastamento da televisão
Em entrevista à revista Claudia, em 2015, Ana Paula Arósio revelou que um dos motivos que a levou a abandonar a carreira artística foi o facto de ter iniciado muito jovem a carreira de atriz e de modelo. Aos 12 anos, teve o seu primeiro trabalho como manequim e, aos 18, deu vida à sua primeira personagem no filme Forever. Desde então, esteve sempre sob as luzes dos holofotes. À publicação brasileira, a atriz contou que definiu como meta pessoal "parar de trabalhar cedo" para poder aproveitar a vida antes de ficar “debilitada” pela idade, pelo cansaço ou pelo desgaste causado pela carreira intensa.
Ainda assim, Ana Paula Arósio não abandonou totalmente a carreira de atriz, é sim mais seletiva em relação aos trabalhos em que participa. Em 2015, a atriz integrou o elenco do filme A Floresta Que Se Move, do realizador brasileiro Vinícius Coimbra. “Se o papel foi bacana, com gente porreira, volto para a tv ou para teatro daqui ou da China”, referiu na mesma entrevista.