
Um incêndio destruiu por completo o palco principal do festival Tomorrowland, um evento musical mundialmente conhecido e que começava esta sexta-feira na Bélgica. A origem das chamas ainda não é conhecida.
Segundo o jornal belga HLN, o incêndio terá começado pelas 18:00 locais (17:00 em Lisboa), numa área próxima à infraestrutura. A mesma fonte apurou que, para já, acredita-se que problemas durante testes com pirotecnia podem ter estado na origem das chamas, mas ainda não há conclusões oficiais.
Imagens partilhadas nas redes sociais mostram a dimensão do incêndio, que destruiu por completo o palco principal do evento, que tem início marcado para sexta-feira.
Os meios de emergência encontram-se em grande número no local, numa altura em que uma grande coluna de fumo cobre a área. Há ainda relatos de explosões durante o combate às chamas.
O HLN reporta que várias casas localizadas nas imediações do recinto foram evacuadas por precaução, enquanto as autoridades pedem aos moradores da área circundante que fechem as janelas e janelas devido ao fumo.
O jornal De Telegraaf, que cita meios de comunicação belgas, escreve que, quando o incêndio teve início, não havia festivaleiros no local, no entanto cerca de 1.000 trabalhadores estavam presentes.
"Não haverá palco principal, mas faremos um grande festival"
Em comunicado, a organização do evento garante que não há feridos a registar e que o parque de campismo que receberá os festivaleiros irá abrir na quinta-feira, tal como estava inicialmente planeado.
"Estamos focados em encontrar soluções para o fim de semana do festival (sexta-feira, sábado e domingo). Serão comunicadas mais actualizações e informações pormenorizadas assim que possível", lê-se.
Há instantes, em conferência de imprensa, elementos da organização garantiram que, mesmo sem palco principal, o festival irá acontecer.
"Não haverá palco principal, mas faremos um grande festival", garantem os organizadores, citados pelo jornal NHL.
O Tomorrowland realiza-se na cidade belga de Boom, localizada entre Bruxelas e Antuérpia, nos fins de semana de 18 e 20 julho e de 25 e 27 de julho. O cartaz da edição de 2025 conta com nomes como Martin Garrix, Steve Aoki, Armin Van Buuren, David Guetta, Charlotte de Witte, Nicky Romero, entre muitos outros.
Na página oficial do festival pode ler-se que, em 2024, o evento atraiu mais de 400.000 pessoas oriundas de vários pontos do globo.
O palco principal tem, normalmente, mais de 40 metros de altura e mais de 150 metros de largura, contando ainda com centenas de painéis de vídeo e milhares de luzes, bem como material pirotécnico incorporado. É 100% construído no local.