Preta Gil morreu este domingo, 20 de julho, aos 50 anos. A cantora lutava contra um cancro, diagnosticado em 2023, e encontrava-se a realizar tratamentos nos Estados Unidos. Agora, um conselho tocante que o pai da cantora, Gilberto Gil, lhe deu, está a vir novamente à tona.

Durante uma entrevista no programa 'Conversa com Biel', da Globo, em agosto do ano passado, a artista revelou a que a conversa sobre finitude aconteceu quando ficou na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) depois de sofrer um choque séptico quando estava a fazer sessões de quimioterapia.

Eis o conselho: "'Se estiver a ser muito difícil para ti e se for a tua hora, aceita. Se estiver [a ser] muito pesado para ti, vai, deixa-te ir, porque é muito mau viver esse incómodo e lutar dessa forma como tu estás a lutar'", relembrou, na altura, citada pelo portal de notícias Terra. "Em nenhum momento alguém me tinha dito que eu estava a correr risco de vida ali. As pessoas, os médicos, os acompanhantes, eles vão meio que passando pano [omitindo]", explicou.

Numa entrevista para a capa da edição de setembro da GQ Brasil, Gilberto Gil - fundador do Movimento Tropicalista, juntamente com Caetano Veloso- recordou esse momento. "Falei: 'Minha filha, essas situações não permitem uma tranquilidade absoluta, mas valha-se de tudo o que puder do ponto de vista físico, psíquico e espiritual. Isso vai ajudá-la a seguir em frente, a ir aonde a vida a levar'. Ela entendeu, mas nós sentimos medo", lê-se.

Recorde-se que o período inicial da doença de Preta Gil também coincidiu com um momento muito delicado a nível pessoal: o divórcio após a descoberta de uma traição do então marido, Rodrigo Godoy.