Se um jogo de futebol entre o Benfica e o Sporting já costuma dar que falar, o último frente a frente dos dois pode ser o forte candidato ao dérbi 'mais quente' de sempre - e não foi por causa das temperaturas que se fizeram sentir no Jamor, em Lisboa, este domingo, 25 de maio.

É que depois do que se passou entre Matheus Reis, jogador do clube de Alvalade, e Andrea Belotti, do Benfica, não se fala noutra coisa. O polémico lance tem dado que falar e não é só nas manchetes da imprensa desportiva.

Também nas redes sociais, o episódio que marcou a 'dobradinha' do atual bicampeão português, tem sido alvo de escrutínio, quer entre anónimos, quer entre figuras públicas.

Uma das que mais recebeu atenção foi João Francisco Lima, filho mais velho de Pedro Lima, que através da sua conta de Instagram, esta segunda-feira, 26, publicou um vídeo no qual revelou que iria desvincular-se do Sporting - que apoia desde criança - por conta daquilo que considerou ser "uma agressão deliberada e perigosa de um jogador do Sporting".

Dada a partilha, vários internautas 'encheram' a caixa de comentários com críticas à sua postura. E foi por isso mesmo que João Francisco Lima resolveu apagar o registo e partilhar um novo, na manhã desta terça-feira, dia 27.

"Esta mensagem é para todos os sportinguistas com o objetivo de esclarecer as minhas intenções. Eu sou do Sporting, sempre fui do Sporting, quero continuar a apoiar o Sporting, sempre fez e vai fazer parte da minha vida", começou por dizer, acrescentando qual era o seu objetivo como o vídeo agora eliminado.

"Era mostrar o meu desagrado em relação a uma atitude que não devia existir no desporto, seja ele qual for, do mais alto nível. Tentei demonstrar o meu descontentamento e aparentemente poderia tê-lo feito de outra forma", continuou.

Os valores da "família sportinguista"

O filho de Pedro Lima prosseguiu a partilha explicando o porquê de ter tido tal postura e discurso.

"Durante muitos anos o Sporting criticou agressões e comportamentos menos positivos e de anti fair play e foram esses com os quais eu cresci dentro da família sportinguista. Por isso fiquei um pouco desagradado ontem, quando vi uma pessoa que faz parte do Sporting, depois de tantas tentativas por parte do clube, e dos adeptos, de promover o fair-play, a falar com leveza em relação a um incidente que se tinha passado no jogo e que não foi tão positivo. O próprio Sporting também retirou o vídeo e ainda bem", referiu.

"Assistimos atualmente ao melhor Sporting que alguma vez existiu, pelo menos que eu me lembro, somos bicampeões, e o gesto que eu sei que ofendeu a maior parte das pessoas foi o facto de eu retirar a camisola. Portanto queria só deixar claro que essa camisola eu não visto, não é a camisola do Sporting, é a camisola de certas atitudes anti desportivas, anti fair play, e que podem promover ou incitar o ódio e a violência. Não quero apoiar estas atitudes, seja por parte do Sporting ou de qualquer outra equipa, seja no futebol ou qualquer outro desporto. Sempre vesti e vou continuar a vestir a camisola do Sporting e só gostava que conseguíssemos ter um pouco mais de fair play no futebol. Saudações leoninas. Viva o futebol com fair play e viva o Sporting", concluiu João Francisco Lima, tal como se pode verificar na partilha abaixo, cujos comentários estão desativados.