O icónico The Sims, desenvolvido pela Maxis e distribuído pela Electronic Arts (EA), foi lançado há precisamente 25 anos, a 4 de fevereiro de 2000. Com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, este videojogo de simulação marcou toda uma geração de crianças, jovens e até adultos. Quem não se lembra de passar horas a formar famílias, construir casas e a usar os famosos 'cheat codes'?

Para perceber a história por detrás da criação do The Sims é preciso recuar até à década de 1990. Dois anos depois de ter desenvolvido o clássico SimCity - um videojogo destinado à criação de grandes metrópoles - um incêndio destruiu por completo a casa do fundador da Maxis.

Ter que recomeçar a sua vida do zero ao reconstruir a casa onde vivia e comprar novas mobílias levou Will Wright a pensar num novo conceito para um videojogo. Desta vez, o objetivo era oferecer aos jogadores a possibilidade de controlarem a vida de cada um dos membros de uma família e construírem os seus respetivos lares.

Ao mesmo tempo era também uma forma de criticar uma sociedade cada vez mais consumista.

Will Wright, fundador da Maxis e criador do The Sims.
Will Wright, fundador da Maxis e criador do The Sims. San Francisco Chronicle/ Hearst N / GETTY IMAGES

The Sims: um jogo revolucionário na virada do século

O The Sims ou The Sims 1 foi o primeiro videojogo da franquia a ser lançado pela EA e a Maxis. Apesar de terem sido desenvolvidas versões para consolas como a Playstation ou Xbox, o jogo ganhou popularidade com o lançamento para computador.

Um jogo revolucionário para a época que prometia ser um escape da realidade, embora o seu propósito fosse recriar a vida quotidiana. Os jogadores tinham duas opções: escolher uma família já existente ou criar uma do zero e gerir o seu dia a dia. A prioridade era garantir o bem-estar dos famosos 'Sim' ao satisfazer as suas necessidades básicas: Fome, Higiene, Bexiga, Conforto, Energia, Diversão, Social e Ambiente.

O bairro original do The Sims era composto por 10 lotes residenciais e duas famílias.
O bairro original do The Sims era composto por 10 lotes residenciais e duas famílias. REPRODUÇÃO: ELECTRONIC ARTS (EA)

No jogo original, os 'Sim' só podiam ser recém-nascidos, crianças ou adultos, mas nas versões lançadas posteriormente já eram representados como adolescentes, jovens adultos ou idosos. Enquanto os mais novos frequentavam a escola, os mais velhos podiam seguir diferentes carreiras à escolha como uma carreira científica, política, militar ou ligada ao entretenimento, dependendo sempre das expansões que tivessem a ser utilizadas.

Cada ‘Sim’ comunicava através de uma língua fictícia - o Simlish’ - criada por Will Wright exclusivamente para o jogo. Quanto ao ‘Simoleon (§)’ - a moeda oficial do jogo - já era utilizada anteriormente no SimCity.

The Sims, o jogo original da franquia lançada pela Eletronic Arts (EA) e a Maxis, em fevereiro de 2000.
The Sims, o jogo original da franquia lançada pela Eletronic Arts (EA) e a Maxis, em fevereiro de 2000. REPRODUÇÃO: ELECTRONIC ARTS (EA)

O jogo original conta com sete expansões temáticas que têm como objetivo introduzir novos objetos, personagens, atividades ou lugares: Livin’ Large, House Party, Hot Date, Vacation, Unleashed, Superstar, Makin’ Magic.

Estima-se que, até à data, tenham sido vendidas mais de 15 milhões de cópias do The Sims 1 em todo o mundo. No ano do seu lançamento foi o videojogo para computador mais vendido do ano com pelo menos 11 milhões de cópias vendidas.

The Sims 2, 3 e 4: a história continua até aos dias de hoje

O The Sims viria a ter continuação quatro anos mais tarde com o lançamento do The Sims 2 que, para muitos, é considerado o melhor jogo da franquia e conta com oito expansões: University, Nightlife, Open for Business, Pets, Seasons, Bon Voyage, FreeTime e Apartment Life.

Ao contrário do jogo original, o The Sims 2 contava ainda com packs de acessórios como o famoso pack em parceria com a marca de roupa H&M ou com a cadeia de imobiliário IKEA: Holiday Party Pack, Family Fun Stuff, Glamour Stuff, Holiday Party Stuff, Celebrations! Stuff, H&M Fashion Stuff, Teen Style Stuff, Kitchen & Bath Stuff, Mansion & Gardens Stuff e IKEA Home Stuff.

A família
A família REPRODUÇÃO: ELECTRONIC ARTS (EA)

No verão de 2009, o The Sims 3 trouxe novas vantagens e ferramentas para os jogadores explorarem. A mais importante e revolucionária está relacionada com o “mundo aberto” que deixou de limitar o jogador a um único lote residencial ou comunitário. Com o mapa do bairro ou cidade passou a ser possível visitar outros espaços e residências e localizar os ‘Sims’ em “tempo real”.

Entre 2009 e 2013 foram desenvolvidas 11 expansões, sendo que algumas já existiam nas versões anteriores: World Adventures, Ambitions, Late Night, Generations, Pets, Showtime, Sobrenatural, Seasons, University Life, Island Paradise, Into the Future.

Lançado no início de junho de 2009, o The Sims 3 foi o jogo mais vendido desse ano com 7 milhões de cópias.
Lançado no início de junho de 2009, o The Sims 3 foi o jogo mais vendido desse ano com 7 milhões de cópias. REPRODUÇÃO: ELECTRONIC ARTS (EA)

Ao todo foram lançados dez packs de acessórios: High-End Loft Stuff, Fast Lane Stuff, Outdoor Living Stuff, Town Life Stuff, Master Suite Stuff, Diesel Stuff, 70s, 80s, & 90s Stuff, Movie Stuff, University Life Stuff e Katy Perry’s Sweet Treats.

Este último foi uma colaboração de peso com a conhecida cantora norte-americana. Continha vários objetos e roupas inspiradas em videoclipes da artista que, na altura, cantou uma versão em Simlish da música "Last Friday Night (TGIF)" para integrar a trilha sonora do jogo.

O The Sims 4 é o jogo da franquia que apresenta os gráficos mais realistas e tornou-se um fenómeno em plataformas de streaming de videojogos.
O The Sims 4 é o jogo da franquia que apresenta os gráficos mais realistas e tornou-se um fenómeno em plataformas de streaming de videojogos. REPRODUÇÃO: ELECTRONIC ARTS (EA)

O The Sims 4 foi a última versão lançada pela Electronic Arts (EA) e a Maxis, em setembro de 2014. O jogo, que celebrou o seu 10.º aniversário no ano passado, deu origem a uma comunidade de gamers e youtubers que se dedicam a criar conteúdos para a internet com base no videojogo. Este marca também o início de uma nova geração de gráficos que tornaram o jogo ainda mais realista.

Esta é a versão com o maior número de expansões (16) e packs de acessórios (16). À semelhança do The Sims 3, também esta versão conta com uma loja online onde é possível fazer download de objetos, mundos, personagens, lotes residenciais ou comunitários.

Duas décadas e meia depois e mais de 200 milhões de cópias vendidas, a franquia do The Sims tornou-se uma das mais rentáveis e populares em todo o mundo.