Morreu Will Cullen Hart, vocalista e guitarrista dos Olivia Tremor Control e cofundador da editora/coletivo Elephant 6, que revelou bandas como Apples in Stereo, Neutral Milk Hotel, A Hawk and a Hacksaw e Of Montreal. Tinha 53 anos.

A sua morte foi anunciada por Robert Schneider, dos Apples In Stereo, outra das bandas da Elephant 6, fulcral no underground da pop psicadélica nascida nos 90, tendo como faróis bandas como Beatles, Beach Boys e The Zombies. Segundo Schneider, Hart morreu esta sexta-feira de “causas naturais”, no mesmo dia em que os Olivia Tremor Control lançaram os seus primeiros singles em 13 anos, ‘Garden of Light’ and ‘The Same Place’.

“Ele era o meu cúmplice na nossa adolescência, o meu grande amigo, o meu colega de quarto, o meu colega de banda”, pode ler-se. “Falava pelos cotovelos, era divertidíssimo, expressava-se imenso, era infinitamente criativo. Sofria de esclerose múltipla há quase duas décadas, o que reduziu gradualmente a sua mobilidade, a sua capacidade para tocar guitarra e andar em digressão. Estou em choque”

Com os Olivia Tremor Control, onde militava o também já falecido Bill Doss, Will Cullen Hart lançou dois álbuns de estúdio, incluindo o aclamado “Black Foliage: Animation Music Volume One”, em 1999. Após o fim deste grupo, em 2000 (reunir-se-iam em 2005 e 2009), o músico formou os Circulatory System.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.