A cantora Marisa Liz usou, na final do programa “The Voice Gerações Portugal”, no passado domingo, um vestido criado por Luís Carvalho a partir dos lenços tradicionais palestinianos, keffiyehs.

Em comunicado, pode ler-se que esta escolha é uma manifestação de “empatia”, por parte da cantora e do designer, pelo povo palestiniano, a braços com uma grave “crise humanitária”.

A arte sempre esteve ligada à representação dos tempos que vivemos. Tanto eu como o Luís pensamos da mesma forma nesse sentido e, se podemos utilizar a nossa arte para chamar a atenção para um assunto que acreditamos que tem de ser alterado, vamos fazê-lo”, escreveu Marisa Liz, que começou por se notabilizar como vocalista dos Amor Electro, dedicando-se agora a uma carreira a solo.

“A Palestina, para mim, é a bandeira mais chocante de tudo o que está a acontecer na nossa humanidade, até porque está diante dos olhos de todos e, mesmo assim, continua a ocorrer um genocídio”, acrescentou a artista. “Temos muitos problemas para resolver no mundo, inclusive em Portugal. Temos um país, literalmente, a arder, com tantas coisas por mudar para melhorar a vida de todos os que aqui vivem, e no resto do mundo. A Palestina é um símbolo de que as coisas chegaram a um extremo assustador de maldade, que nos obriga a refletir sobre qual é o caminho que queremos seguir, enquanto seres humanos.”

O vestido foi inteiramente feito com kefiyyehs, lenços produzidos numa fábrica localizada na cidade de Amã, na Jordânia, e será doado, leiloado ou exposto, com vista a angariar fundos para causas humanitárias ligadas à Palestina.