Dave Mustaine, líder dos Megadeth, teceu várias críticas aos Metallica, banda pela qual passou e da qual foi despedido no início dos anos 80, acusando-os, numa entrevista ao podcast The Shawn Ryan Show, de terem plagiado o riff de guitarra do clássico ‘Enter Sandman’, um dos seus maiores sucessos.

“Fiz questão de nunca dizer que fui eu que saí, porque queria que as pessoas soubessem que fui despedido injustamente e não quis saber”, começou por dizer o músico, “os Megadeth podem não ser tão grandes como eles. Raios, a maior canção deles, ‘Enter Sandman’… vão pesquisar os Excel já… ouçam a canção deles, acho que se chama ‘Into the Unknown’. É bastante semelhante”.

Mustaine refere-se a ‘Tapping into the Emotional Void’, tema que os Excel, banda californiana de crossover thrash, editaram em 1989, dois anos antes de os Metallica incluírem ‘Enter Sandman’ no seu álbum homónimo, também conhecido como “The Black Album”. Ouça as duas canções abaixo e compare.

Na mesma entrevista, o líder dos Megadeth assegura que compôs muita da música que contribuiu para o sucesso dos Metallica, isto apesar de ter saído da banda antes de esta editar o primeiro álbum, “Kill ‘Em All”, em 1983. “Quando saí, disse-lhes para não usarem a minha música. E é claro que eles usaram”, diz, acrescentando que os riffs que criou podem ser escutados em temas como ‘Ride the Lightning’, ‘Jump in the Fire’ ou ‘The Four Horsemen’.

“Ouves aqueles riffs e percebes que são meus. Portanto, sim, compus muita da música que fez deles o que são e todos os solos daquele primeiro disco eram meus”, atira Mustaine, “o melhor que o Kirk pôde fazer foi copiá-los”.