Se não é surpresa para ninguém que o Paredes de Coura é feito de muita música, há, no entanto, música que é uma surpresa total para os festivaleiros. E aqui os concertos surpresa já estão a virar tradição. Nunca se sabe onde vão ser ou que artistas irão atuar. Apenas que, em cada dia do festival, cerca de 50 festivaleiros são escolhidos aleatoriamente entre o público e levados para um espetáculo sem aviso.

“Estávamos no relvado, ao pé da praia, a ler, a falar, a cantar. Nem percebi o que estava a acontecer. Do nada, estavam a dar-nos pulseiras”, conta Gonçalo, de 18 anos, que vem de Lisboa – e não hesitou quando foi convidado. “Um concerto assim no meio do nada? Vamos!”

Alguns vêm de fato de banho, outros de toalha, como calhou a estarem quando foram desafiados a assistir ao espetáculo surpresa. Do nada, estão já dentro do autocarro e, cerca de dez minutos depois, chegam ao grande destino.

À sombra, à beira rio, junto ao Parque de Merendas de Casaldate, é Samuel Úria e Milhanas quem espera por eles.

Hugo Lima / Vodafone Paredes Coura

Não imaginava uma coisa assim, mas ainda bem que a vivi”

Tocam seis canções - entre temas próprios mais esquecidos e covers, de Sara Tavares a Stevie Wonder - tudo "à base do improviso".

"Se correr mal, fujam para as montanhas", diz Samuel Úria, em tom de brincadeira, ao público.

Hugo Lima / Vodafone Paredes de Coura

Não foi necessário, claramente, porque, aos ouvidos dos festivaleiros, correu mesmo pelo melhor.

“Não estava à espera de nada. Não sabia o que ia acontecer, mas acho que foi ótimo”, diz Francisco, de 19 anos, vindo de Lisboa – que fez, neste concerto surpresa, uma descoberta musical.

“Não conhecia a Milhanas , mas tem excelente pinta e voz melhor ainda”, aponta.

Também João, de 19 anos, de Lisboa, ficou convencido. “Não só a Milhanas, mas também o Samuel. Acho que fazem uma dupla incrível. Adorei a interação com o público.

Não imaginava uma coisa assim, mas ainda bem que a vivi” , diz o jovem.

"Ontem, por esta hora, não sabia que ia dar um concerto"

Hugo Lima/ Vodafone Paredes de Coura

O momento foi igualmente feliz – e surpreendente - para os artistas. Em declarações à SIC, Samuel Úria conta como “ontem, por esta hora, não sabia" que ia acontecer este concerto.

Foi convidado na véspera para este espetáculo surpresa, mas, sublinha, em Paredes de Coura “é sempre fácil dizer que sim” - ainda mais com a companhia que teria em palco.

“Quando me disseram a palavra ‘ Milhanas ’, antes sequer de perceber o que vinha aí no convite, disse que sim” , revela.

E para Milhanas, que vem pela primeira vez ao festival, esta foi “uma ótima chegada”.

“Estou muito feliz, adoro fazer este tipo de concertos mais intimistas, principalmente com o Samuel – para além de ser um artista que eu muito admiro, temos uma cumplicidade bonita” , afirma a cantora.

E depois desta surpresa para os festivaleiros de Coura, fica a questão: a colaboração musical entre os dois artistas é para voltar a acontecer no futuro?“Vai acabar por acontecer”, responde Milhanas. Tem de acontecer.