O Coliseu do Porto recebe esta quarta-feira um concerto para angariação de fundos que pretende relançar o projeto de uma Casa do Artista do Norte, contando com participações de Gisela João, GNR, Miguel Araújo e Ornatos Violeta.

"Com o objetivo de angariar fundos para a construção da Casa do Artista na região Norte do país, este evento é um apelo à união em torno de uma causa comum: garantir dignidade, acolhimento e reconhecimento aos artistas que marcaram a nossa história", pode ler-se no 'site' da sala da Rua de Passos Manuel.

"O concerto é uma janela de esperança para uma casa que ainda não existe"

A Casa do Artista, em Lisboa, foi fundada em 1999 e tem por objetivos "apoiar, dignificar e proteger aqueles que exercem ou tenham exercido funções relacionadas com a atividade artística e cultural".

Nas palavras de Miguel Guedes, uma Casa do Artista será "um lugar seguro para um fim de vida ou início de outra", lembrando que são promovidas várias iniciativas para dinamizar a entidade e envolver os próprios residentes.

"Espero que [o concerto] seja um momento de celebração e que permita angariar mais associados, dar a conhecer [o projeto] e depois exigir ao poder político que assuma a sua responsabilidade e que nos ajude", afirmou o presidente da entidade gestora do Coliseu do Porto.

"O concerto é uma janela de esperança para uma casa que ainda não existe", acrescenta Miguel Guedes.

Para Miguel Guedes, este será um momento de viragem: "Ou conseguimos colocá-la como uma necessidade absoluta e todos são convocados a assumir as suas responsabilidades, ou então temos de partir para outra solução".

Futura Casa do Artista no norte

Num comunicado partilhado com a Lusa este mês e assinado pelo presidente da Associação Mutualista dos Artistas (AMAR), João Cunha, é recordado que "a futura Casa do Artista tem projeto aprovado desde 2009 e teve terreno que, por erro administrativo à data, não permitiu que a construção avançasse".

"Neste momento estamos a retomar o processo, e do qual foram já iniciados contactos com o [arquiteto] Manuel Correia Fernandes para que, em conjunto com a Câmara Municipal de Matosinhos, se possa assegurar o terreno prometido", acrescentou, no mesmo texto.

Na semana passada a Câmara Municipal de Matosinhos disse que a autarquia se mantinha disponível para encontrar um terreno onde possa nascer a futura Casa do Artista do Norte.

O cartaz do espetáculo desta quarta-feira inclui Gisela João, GNR, Miguel Araújo, Ornatos Violeta, a Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça, José Raposo (diretor da Casa do Artista de Lisboa), Óscar Branco, Pedro Lamares, Rita Reis e Rui Xará.

Os bilhetes custam entre 10 e 40 euros.