A Visa anuncia nesta sexta-feira, no seu evento Product Drop em São Francisco, um conjunto integrado de soluções tecnológicas que prometem transformar o panorama mundial dos pagamentos digitais. Destaca-se o Visa Intelligent Commerce, que permite que agentes de inteligência artificial (IA) realizem compras pelo consumidor através da rede Visa.

No mesmo evento, a operadora de pagamentos anuncia novas parcerias de ‘stablecoins’ com a Bridge; a expansão do Flex Credential em colaboração com a Klarna; o lançamento do Visa Pay para ligar carteiras digitais a comerciantes; e o Visa Accept, uma solução para pequenos vendedores receberem pagamentos através de smartphones.

Quanto ao Visa Intelligent Commerce, a empresa destaca que em breve milhões de pessoas confiarão na inteligência artificial para encontrar a camisola perfeita, procurar o próximo destino de férias ou completar a lista de compras. “A Visa está a eliminar barreiras no processo de pagamento, tornando possível realizar transações num mundo apoiado em IA de forma segura e fiável”, refere no counciado divulgado.

A solução baseia-se em mais de 30 anos de experiência a trabalhar com inteligência artificial e ‘machine learning’ para gerir riscos e prevenir fraudes, com o objetivo de permitir experiências de pagamento seguras. Em colaboração com tecnológicas como a Anthropic, IBM, Microsoft, Mistral AI, OpenAI, Perplexity, Samsung, Stripe, entre outros, a Visa pretende impulsionar um comércio personalizado e seguro com IA à escala global.

“O anúncio de hoje representa um marco importante para o comércio digital, ao impulsionar a primeira geração de comércio com IA integrada, sustentado pela segurança, estabilidade e resiliência da nossa rede de pagamentos”, afirma Bea Larregle, SVP e diretora regional da Visa para o Sul da Europa. “A Visa investiu 11 mil milhões de dólares em inovação e tecnologia nos últimos cinco anos, com um forte foco em serviços baseados em IA que beneficiam parceiros, comerciantes e consumidores”, acrescenta.

Nos últimos 25 anos, a rede Visa processou 3,3 mil milhões de transações. Agora quer aplicar ao comércio da nova era (com IA) toda a infraestrutura, os padrões e as capacidades que adquiriu no comércio físico e digital. Ryan McInerney, CEO da Visa, defende: “Historicamente, a Visa utilizou a IA para proteger os consumidores e ajudar a combater a fraude. Agora, também vamos capacitar a IA para dar ‘poder’ aos consumidores. Vamos alterar fundamentalmente o comércio digital e torná-lo mais pessoal, mais relevante e mais satisfatório”, acrescenta McInerney. “Para o comércio com IA funcionar, o pagamento é um facilitador crítico do sucesso. Se não houver pagamento, não há comércio. Essa é a experiência e a confiança que a Visa traz”, sublinha.

Pagamentos personalizados e mais seguros

A empresa informa que o Visa Intelligent Commerce é a nova solução que abre a rede de pagamentos da Visa aos developers e engenheiros que estão a construir a primeira geração do comércio com IA, ao integrar essa mesma tecnologia nos pagamentos com foco na segurança, autonomia e personalização. Nomeadamente, cartões preparados para IA substituem os dados tradicionais por credenciais digitais seguras (tokenização), e garantem que apenas agentes autorizados atuem em nome do consumidor e que a identidade seja sempre verificada.

A personalização com IA faz com que o consumidor mantenha o controlo, podendo autorizar o uso de dados mais básicos de compras para melhorar o desempenho dos agentes e personalizar recomendações.

A empresa defende ainda que os pagamentos também serão mais simples e seguros, uma vez que os consumidores poderão definir limites e regras para os gastos do agente de IA.

“Em breve, os consumidores que assim o desejarem poderão ter agentes de IA, que em seu nome, navegam, selecionam, compram e gerem a sua jornada, com a segurança e resiliência característica que estes meios de pagamentos nos têm vindo a proporcionar”, refere Rita Mendes Coelho, country manager da Visa em Portugal, no mesmo comunicado. E acrescenta: “Estes agentes precisarão de ter a confiança, não apenas dos utilizadores, mas também dos bancos e vendedores”.

A responsável portuguesa adianta ainda que o Visa Intelligent Commerce deverá estar disponível na Europa no final de 2025.