
O Banco de Portugal (BdP) vai colocar em circulação uma nova moeda de coleção, dedicada à cantora Simone de Oliveira. Entra em circulação no dia 9 de julho e vão ser emitidas 30 mil moedas destas com acabamento normal, informa o supervisor bancário.
O valor de face da moeda é de 5 euros e está integrada na série “Músicos Portugueses”. A sua distribuição está a cargo das instituições de crédito, das tesourarias do BdP e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
A moeda conta com uma representação da fadista na sua atuação no Festival Eurovisão da Canção de 1969, com um brinco onde figura o escudo nacional. Do lado direito está o valor facial e na orla inferior a legenda “Casa da Moeda” e o nome do autor. No reverso, aparece o rosto da cantora, com o seu nome na orla superior e “Portugal” e “2025” na orla inferior.
O banco central lembra que esta moeda tem poder liberatório apenas em Portugal. O BdP vende ao público, exclusivamente nos seus balcões de tesouraria, moedas de coleção em acabamento normal, mas não efetua reservas nem envia por correio. Vão ser disponibilizadas, por pessoa e por dia, durante os primeiros 15 dias da emissão, um máximo de quatro exemplares.