
A Century 21 anunciou a criação da FINANCE21, uma ‘fintech’ que nasce como marca independente da imobiliária e que pretende aumentar o crédito intermediado pela empresa para mil milhões em 2026. A plataforma desenvolvida tem ainda como objetivo inverter o processo tradicional de compra de casa, ajudando a “garantir primeiro o financiamento e só depois a procurar a casa”, informa.
A FINANCE21 vai ter uma “plataforma digital integrada com os principais bancos e um investimento de cerca de 3 milhões de euros”, revela a Century 21 em comunicado. Para 2026, a meta é apoiar 6 mil famílias. A nova ‘fintech’ está autorizada pelo Banco de Portugal, bem como a toda a rede de intermediários de crédito associada, garante. “A FINANCE21 acompanha o cliente em todas as etapas do processo: desde as simulações iniciais, análise de viabilidade, envio de documentação, obtenção de propostas bancárias, emissão da FINE, aprovação do crédito e contratação final”, assegura a empresa.
Este serviço, avança a Century 21, vai estar disponível em todas as lojas da imobiliária, que são já mais de 200 no território nacional. “A rede está agora em expansão, com a abertura de novos pontos de atendimento independentes, exclusivamente dedicados à intermediação de crédito”, informa.
Segundo explica a empresa, a plataforma permite simulações em tempo real com a maioria dos bancos, envio e receção “segura” de documentos entre banco, cliente e intermediário e preenchimento automático de propostas e contratação digital via API com várias instituições de crédito portuguesas. Possibilita ainda validações automáticas de documentos e envios automáticos de toda a documentação necessária através de ligação com entidades oficiais. “Tudo isto com validação por inteligência artificial, rastreabilidade total e procedimentos de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo integrados, desenvolvidos em colaboração com a EY”, acrescenta a Century 21.
O CEO da Century 21 e da FINANCE21, Ricardo Sousa, adianta que “a infraestrutura tecnológica FINANCE21 nasce de um esforço das equipas internas de IT da Century 21, em parceria com as principais instituições de crédito portuguesas. Atualmente, está a ser desenvolvida em colaboração com a Finsolutia, uma entidade especializada em soluções digitais na jornada do crédito habitação”.
Sobre o aumento do crédito à habitação intermediado, a imobiliária indica que o objetivo para 2025 é de 750 milhões, sendo a atual média anual é de 500 milhões. Revela ainda que o valor médio por processo pretendido é de 170 mil euros, com uma ‘debt service-to-income média abaixo de 35% e um loan-to-value inferior a 75%, o que a empresa considera um “sinal claro de solidez financeira e perfil responsável dos clientes apoiados pela rede”.
Ricardo Sousa acredita estar a criar “uma marca especializada, que permite chegar a mais pessoas, com mais foco e mais capacidade de resposta. Esta nova marca nasce com o rigor regulatório do BdP e com uma missão clara: ajudar os portugueses a tomarem decisões financeiras bem informadas, com total transparência e segurança”.