
A aliança EuroPA, composta pelo Bancomat, Bizum, MB WAY e Vipps MobilePay, e a EPI Company, presente através do sistema Wero na Alemanha, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, anunciaram que estão a preparar a expansão dos pagamentos transfronteiriços na Europa.
Em comunicado, a SIBS revelou que a fase exploratória da parceria está a chegar ao fim e que o próximo passo será concluir o estudo de viabilidade até dezembro de 2025, antes do arranque da fase de implementação.
Com base nas ligações já existentes, pretendem interligar as suas soluções através de um hub técnico central, baseado em normas e infraestruturas europeias. Este hub permitirá que os mais de 120 milhões de clientes das soluções participantes realizem pagamentos transfronteiriços instantâneos no dia a dia, cobrindo diferentes tipos de utilização: enviar e receber dinheiro entre amigos e familiares (pagamentos entre particulares) e efetuar compras online e em loja (pagamentos comerciais).
“A solução irá suportar várias formas de pagamento que assegura aos utilizadores uma experiência de utilização simples e intuitiva, baseada na sua marca de confiança e solução de pagamento que utilizam no dia-a-dia, ao mesmo tempo que são reutilizadas as normas europeias existentes, incluindo pagamentos instantâneos de conta para conta, entre outras configurações técnicas”, explica a SIBS em comunicado.
A implementação seguirá uma abordagem faseada, começando com transferências entre particulares (P2P) e expandindo-se gradualmente para outros casos de uso.
Inicialmente, esta iniciativa abrangerá os 13 mercados já servidos pelas soluções participantes: Andorra, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia.
“Este é mais um passo importante rumo a um sistema de pagamentos europeu mais independente, soberano e harmonizado”, sublinha a SIBS.
A iniciativa EuroPA (European Payments Alliance) é formada pelos principais fornecedores de serviços de pagamentos móveis nos seus respetivos mercados europeus. No âmbito desta aliança, a interoperabilidade entre os utilizadores do MB WAY, Bancomat e Bizum (as três soluções fundadoras) está efetiva desde março de 2025, permitindo a mais de 50 milhões de utilizadores em Andorra, Itália, Portugal e Espanha (clientes de 186 instituições financeiras que operam em todo o continente) enviar e receber dinheiro instantaneamente.
Recentemente, outras soluções semelhantes – Blik (Polónia), IRIS (Grécia) e Vipps MobilePay (países nórdicos) – aderiram à iniciativa e serão gradualmente integradas nas operações.
“Isto confirma a trajetória de crescimento da EuroPA, que atinge mais de 100 milhões de utilizadores em 10 países europeus através de infraestruturas totalmente operacionais e marcas de confiança”, assinala a SIBS no comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Já a EPI (European Payments Initiative) é propriedade de 16 bancos e prestadores de serviços de pagamento e está a construir uma solução de pagamento móvel unificada, a Wero, que aborda todas as situações de pagamento dos consumidores europeus, incluindo todos os tipos de planos de transação avançados como, por exemplo, assinaturas e pré-autorizações.
Os atuais mercados principais do Wero (França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) cobrem 64% das transações europeias.