Esta tabela é revista mensalmente pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) e, de acordo com a agência reguladora, citando dados publicados no Platts European Marketscan e LPGasWire, os preços médios dos combustíveis nos mercados internacionais registaram aumentos durante o mês de fevereiro de 4,73%.

"A evolução dos preços dos produtos petrolíferos no mercado internacional determinou o aumento dos preços de venda dos combustíveis no mercado nacional, excetuando Butano e Fuelóleo 380", lê-se no comunicado da ARME, sobre a revisão da tabela, em vigor desde as 00:00 de hoje.

"Tudo somado, corresponde a um acréscimo médio dos preços dos combustíveis de 4,24%", refere ainda a ARME, sobre a atualização dos preços máximos de venda, face aos praticados em fevereiro.

Comparativamente ao período homólogo, de março de 2021, a variação média dos preços dos combustíveis em Cabo Verde "corresponde a um aumento de 45,7%", descreve ainda o regulador do setor.

A subida dos preços do petróleo "deve-se sobretudo às instabilidades e tensões políticas entre a Rússia e a Ucrânia, agravada pela efetivação da ofensiva militar russa no território ucraniano", descreve a ARME.

"Para além disso, a imposição de sanções económicas impostas à Rússia pelo Ocidente, a procura crescente de petróleo e os seus derivados, os problemas da OPEP+ em cumprir com as metas de produção acordadas e a queda dos stocks de crude norte-americano, contribuíram para aumento de preços de petróleo e os seus derivados", acrescenta o regulador.

Assim, o gasóleo normal passou hoje a ser vendido ao consumidor final em Cabo Verde, conforme nova tabela da ARME, a um preço máximo de 128,10 escudos (1,15 euro) por litro, um aumento de 6,66% face ao preço que era praticado desde 01 de fevereiro.

Já o litro de gasolina passou a ser vendido a 159,10 escudos (1,43 euro), um aumento de 8,08%, enquanto o de petróleo a 112,50 escudos (1,01 euro), mais 5,93%.

O litro de gasóleo para eletricidade aumentou 7,53%, para 112,80 escudos (1,01 euro), e o do gasóleo "marinha" subiu 7,74%, para 96,10 escudos (86 cêntimos).

Já o preço do gás butano desceu 0,84%, passando a variar entre 505 e 9.739 escudos (4,5 a 88 euros) para, respetivamente, botijas de três a 55 quilogramas.

Os novos preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados são válidos até 31 de março, quando será feita nova revisão pela ARME.

PVJ // JPS

Lusa/Fim