
Na Expo 2025 Osaka, o dia 5 de maio começa com a inauguração da Exposição Siza, dedicada à obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira. A exposição, com curadoria do arquiteto e crítico espanhol Carlos Quintáns Eiras, que estará presente no evento, é realizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
A programação musical inclui de manhã uma atuação do músico Dino d’Santiago, com uma mensagem de inclusão e identidade. Ao fim do dia, realiza-se o concerto “No Tempo das Cerejas”, uma homenagem a Amália Rodrigues, promovida com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. O espetáculo reúne três grandes vozes do fado — Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro. Amália, figura maior da cultura portuguesa, representou Portugal na Expo Osaka de 1970, sendo homenageada agora numa evocação do seu legado intemporal.
O Dia de Portugal na Expo 2025 também celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Neste contexto, será apresentado Francisco, vencedor do concurso promovido pela Associação Mundu Nobu, fundada por Dino d’Santiago e Liliana Valpaços. Durante dois meses, jovens de diferentes comunidades criaram obras — poemas, canções ou textos — sobre a língua portuguesa e a identidade cultural.
O dia 5 de maio coincide com o Dia da Criança no Japão, sendo também dedicado ao público mais jovem. Ao longo do dia, o grupo CRASSH_Recycled dos Wetumtum apresentará uma performance interativa e itinerante com instrumentos feitos de materiais reciclados, numa proposta que alia música, criatividade e consciência ambiental. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Camões.
Em complemento da agenda promovida em Osaka, a AICEP promoverá também uma missão económica e de investimento à capital Tóquio, de 7 a 9 de maio, que envolverá o Secretário de Estado da Economia e o Presidente da AICEP.