Lisboa, 18 mar 2020 (Lusa) - O Millennium bcp lamentou hoje a morte do presidente do Conselho de Administração do banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, gestor que "deixa um legado notável no setor financeiro e na economia".
António Vieira Monteiro morreu hoje em Lisboa, aos 73 anos.
Numa declaração escrita enviada à Lusa, "o Millennium bcp lamenta profundamente a morte de António Vieira Monteiro, 'chairman' do Santander em Portugal", afirmando tratar-se de um "gestor com um percurso de grande relevância na banca portuguesa, que deixa um legado notável no setor financeiro e na economia".
Na nota, o banco estende os votos de pesar à família e amigos de António Vieira Monteiro, bem como a toda a instituição Santander.
Vieira Monteiro era 'chairman' do banco Santander Totta desde o início de 2019, depois de ter ocupado o lugar de presidente executivo (CEO) entre 2012 e o ano passado, cargo em que foi substituído pelo atual presidente, Pedro Castro Almeida.
Quando abandonou a liderança executiva do Santander Totta, Vieira Monteiro, considerou que deixava o cargo com o banco "preparado para continuar a enfrentar o futuro" e salientando que quando assumiu a liderança a instituição "não era quase nada".
Na mesma altura, Vieira Monteiro apontou ainda a "aposta calculada" nas empresas como um dos fatores do sucesso da instituição.
"Ao fim de sete anos, eu vou continuar no banco, vou ser presidente do Conselho de Administração e, portanto, vou continuar no banco, acho que já tenho idade de deixar a parte executiva, já que vou fazer 73 anos, [...] mas aquilo que hei de dizer é que há sete anos quando entrei o banco não era quase nada", afirmou.
CSJ (VC) // JNM
Lusa/Fim