Acaba de ser anunciado o novo Papa. Trata-se do norte-americano Robert Francis Prevost. Adotou o nome de Leão XIV. É o primeiro Papa norte-americano.

Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.

Eleito ao fim de dois dias

Na votação na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o nome do 267º Sucessor de Pedro. Eram 18 horas e 07 minutos quando o fumo branco começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina.

O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu foi uma confirmação de que “Habemus Papam”.

Os 133 cardeais eleitores chegaram a uma decisão ao fim de dois dias de conclave.

Depois de eleito, o novo Pontífice deixou a Capela Sistina e dirigiu-se à “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, vestiu uma das três roupas papais preparadas.

Da varanda da Basílica de São Pedro, o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciou ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do “Habemus Papam”, em latim: “Nuntio vobis gaudium magnum: Habemus papam” (“Anuncio com grande alegria: temos Papa”).

Depois, comunicou também em latim o nome do cardeal eleito, assim como o nome pelo qual passará a ser conhecido como Papa.

com Lusa