
Assim que o novo papa foi apresentado ao mundo, as reações surgiram de todos os lados. Sendo norte-americano, o novo Sumo Pontífice recebeu imediatamente uma calorosa saudação do presidente Donald Trump. O Presidente dos Estados Unidos felicitou imediatamente o primeiro Papa norte-americano, o cardeal Robert Francis Prevost, nomeado pelo conclave reunido na Capela Sistina, em Roma, como sucessor de Francisco.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu Trump na sua rede social, Truth Social. “Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, acrescentou o chefe de Estado norte-americano. O líder da Casa Branca já fez saber que está a tentar promover um encontro para breve com o novo Papa.
“A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé em prol do respeito pelo direito internacional, condenando da agressão militar da Federação Russa à Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes” diz Zelensky.
Da mesma forma Vladimir Putin, presidente russo, felicitou o novo Papa Leão XIV, de origem norte-americana, e afirmou estar certo que será mantida uma cooperação construtiva entre Moscovo e o Vaticano. “Estou certo que o diálogo construtivo e a interação estabelecida entre a Rússia e o Vaticano vão continuar a desenvolver-se na base dos valores cristãos que nos unem”, disse Vladimir Putin, numa mensagem de felicitações divulgada pelo Kremlin (presidência). Já Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano espera que o novo chefe da Igreja Católica apoie “moral e espiritualmente” a Ucrânia a “restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura” com a Rússia. “A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé em prol do respeito pelo direito internacional, condenando da agressão militar da Federação Russa à Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes”, acrescentou , numa mensagem publicada na rede social X.
União Europeia espera que novo Papa seja uma voz no novo palco global
Também a União Europeia felicitou o novo Papa e disse esperar que seja uma voz “no palco global” e que o pontificado seja “guiado pela sabedoria e força” para “promover valores comuns”.”Felicitamos sinceramente a Sua Santidade Leão XIV pela sua eleição enquanto Papa e líder da Igreja Católica”, disseram em comunicado conjunto os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.
A UE disse esperar que o pontificado de Leão XIV seja “guiado pela sabedoria e força”, enquanto lidera a “comunidade católica e inspira o mundo através do seu compromisso com a paz e o diálogo”. “Estamos confiantes de que o Papa Leão XIV vai utilizar a sua voz no palco global para promover valores comuns e encorajar a unidade na procura por um mundo com mais compaixão e mais justo”, acrescentaram Costa e von der Leyen.
Luís Montenegro também felicitou o Papa Leão XIV
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou igualmente o novo Papa Leão XIV e desejou-lhe um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paz e a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza. Segundo a lusa, Esta reação de Luís Montenegro foi publicada na sua conta oficial na rede social X (antigo Twiter), depois de a Santa Sé ter anunciado que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi eleito Papa pelos 133 cardeais reunidos no Vaticano, tendo assumido o nome de Leão XIV.
“Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo. Felicito os católicos portugueses e os católicos de todo o mundo”, escreveu o primeiro-ministro português.
A seguir, Luís Montenegro referiu-se à atual conjuntura mundial, afirmando esperar que “nesta hora internacional de grande instabilidade e incerteza, o Papa Leão XIV e a Santa Sé possam ser ouvidos na promoção da paz, da empatia, da compaixão e da compreensão entre todos”.
Pedro Nuno Santos pede que Papa seja um farol de paz
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, manifestou hoje o desejo de que o novo Papa Leão XIV seja “um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana” e prossiga o legado de Francisco.
“Hoje é um dia importante para o mundo — e não apenas para os católicos — com a eleição de Sua Santidade o Papa Leão XIV. Cabe-lhe agora a responsabilidade de assumir e prosseguir com o legado e o exemplo do Papa Francisco”, pode ler-se numa mensagem das redes sociais de Pedro Nuno Santos.
O líder do PS espera que, num tempo de incerteza e conflito, “o novo Papa possa ser um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana”. “Princípios que dizem respeito a crentes e não crentes, e que devem inspirar todo o mundo”, apontou. Pedro Nuno Santos deixou ainda uma “saudação especial aos católicos portugueses, que acompanham este momento com fé, sentido de comunidade e esperança renovada”.
(Com Lusa)