Há cada vez mais cidadãos a ativar a chave móvel digital, que facilita o acesso a diferentes organismos, como bancos, operadores de telecomunicações ou para marcar uma consulta no portal do SNS.
A ativação da chave móvel digital pode ser feita a partir da aplicação Autenticação.Gov. Tem apenas de colocar o número de telemóvel, para onde lhe será enviado um código de segurança, a inserir na app.
Depois de dar permissão à aplicação para aceder à câmara do seu telemóvel, terá de tirar uma fotografia à frente e ao verso do seu cartão de cidadão, respeitando os limites impostos pelas linhas. Deverá fazer o mesmo para a verificação facial.
A próxima fase será indicar o código postal associado ao seu cartão. No final, terá de escolher um PIN para aceder à chave móvel digital (CMD) e aguardar para introduzir, uma última vez, o código de segurança.
Mas outras duas alternativas para conseguir pedir a CMD através do Portal Autenticação.gov: recorrendo a um leitor de cartões ou através do Portal das Finanças.
Se tiver um leitor de cartões, a ativação da chave móvel digital é rápida, basta inserir o seu número de telemóvel e o PIN escolhido para a aplicação.
Se escolher a alternativa de ativar pelo Portal das Finanças, terá de inserir o seu número de contribuinte e a senha que utiliza no Portal. Como nas últimas opções, tem de associar o seu número de telemóvel e inserir o código que lhe é enviado por mensagem.
No fim destes passos, terá de esperar pela carta que chegará à sua morada fiscal com a senha que lhe dará acesso à CMD.
A chave móvel digital não tem prazo de validade, mas se o seu Cartão do Cidadão deixar de estar dentro da validade, a CMD é cancelada nos 30 dias posteriores.
Como a CMD também pode ser pedida por residentes estrangeiros - associada ao passaporte, cartão de residência ou título de residência – neste caso, a validade da chave móvel digital acompanha a validade destes documentos.
Mesmo com a CMD ativada, para assinar digitalmente, tem de passar por outro processo de verificação. Pode fazê-lo assim que levanta o seu CC, ou através da App Autenticação.gov
Selecione a opção “Subscrição da Assinatura Digital” e clique em “ativar”. Digite o PIN escolhido anteriormente e insira o código que lhe será enviado por mensagem. Esta assinatura é reconhecida pelo Estado e tem o mesmo reconhecimento que uma assinatura escrita de forma presencial, mas atenção, só é possível assinar digitalmente documentos em formato PDF.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes