O instrumento de pagamentos digitais ‘Kwik’ (abreviatura de Kuanza Instantâneo) registou 8,6 milhões de operações nos primeiros seis meses do ano, noticiou nesta quarta-feira o jornal digital Expansão. A aplicação, que integra 16 bancos e três sociedades de serviços de pagamento, foi criada em 2023 pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e conta atualmente com 7,2 milhões de contas ativas.

O ‘Kwik’ permite enviar dinheiro e efetuar pagamentos através de uma conta associada em qualquer banco ou diretamente pelo telemóvel. As transferências podem ser realizadas indicando o número de telemóvel, o endereço de e-mail ou o IBAN do destinatário.

Este meio de pagamento foi lançado na sequência de uma recomendação do Banco Mundial, que defendia a criação, em Angola, de um instrumento universal, interoperável e inclusivo, capaz de interligar num mesmo sistema as entidades bancárias e não bancárias.

Até ao momento, 19 instituições financeiras – bancárias e não bancárias – já foram autorizadas pelo BNA a disponibilizar este sistema de pagamentos em moeda eletrónica e de transferências instantâneas.