
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) participa, hoje e amanhã, dias 25 e 26 de junho, na conferência europeia “A Producers Vision for the EU Action Plan on Geographical Indications”, em Bruxelas, na qual será lançada oficialmente a GI SMART Community Platform, nova rede europeia dedicada à sustentabilidade das Indicações Geográficas (IG).
A GI SMART Community Platform visa promover a cooperação entre regiões com produtos de origem protegida, facilitar o desenvolvimento de ferramentas comuns de sustentabilidade e reforçar a capacidade de adaptação das IG aos desafios regulatórios, económicos e ambientais.
No painel dedicado aos desafios económicos, no dia 26, Alberto Ribeiro de Almeida, coordenador do Gabinete Jurídico do IVDP, apresenta a Denominação de Origem Porto como caso exemplar de competitividade justa e sustentável. Na sua intervenção, Alberto Ribeiro de Almeida destaca que“a Denominação de Origem não é apenas um instrumento de proteção da autenticidade e da reputação de um produto, mas um verdadeiro motor de coesão territorial e de distribuição equilibrada de valor na cadeia agroalimentar.”
“Com esta participação, o IVDP reafirma o seu compromisso com um modelo de desenvolvimento assente na valorização dos produtos com origem protegida, na estabilidade regulatória e na sustentabilidade da cadeia de valor vitivinícola”, adianta o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.
A conferência é promovida pela Associação das Regiões Europeias de Produtos de Origem (AREPO), pela Federação Europeia dos Vinhos de Origem (EFOW) e pela Organização para as Indicações Geográficas a nível europeu (oriGIn EU), no âmbito do projeto GI SMART, financiado pelo programa Horizonte Europa. O evento decorre na Casa Comum das Regiões da Emilia-Romagna, Hessen, Nouvelle-Aquitaine e Wielkopolska.