Este montante será comprometido "a curto e longo prazo", precisou em declarações à imprensa o mesmo responsável, que não quis ser identificado, numa altura em que Joe Biden conclui a sua passagem pela Arábia Saudita no Médio Oriente, para uma reunião com os líderes da Arábia Saudita, Kuwait, Oman, Emiratos Árabes Unidos, Bahrein e Catar, Iraque, Jordânia e Egito.

Segundo a mesma fonte, os países do Golfo vão também ajudar com 3.000 milhões de dólares durante os próximos anos para projetos de infraestruturas.

Além das reuniões desta semana, Biden pretende antecipar aos líderes dos países do Golfo a possibilidade de coordenar sistemas de defesa aérea para fazer frente ao Irão: "A ideia de coordenar sistemas antimísseis é algo que sairá das reuniões de hoje", adiantou à imprensa o mesmo funcionário.

O Presidente norte-americano aterrou quinta-feira em Israel, na sua primeira visita ao Médio Oriente desde que se tornou Presidente dos Estados Unidos da América, uma viagem destinada a discutir sobretudo o Irão e a relação antagónica entre o Estado judaico e Teerão.

VP // PJA

Lusa/fim