O Banco Yetu tem novo board, decisão tomada após a sua última assembleia geral a 25 de Abril. Segundo a Forbes África Lusófona apurou, Abrahão Gourgel deixa de liderar os destinos da instituição bancária que passa para as mãos de Teresa Nainde Evaristo Pascoal.

A nova PCA desempenhava até então o cargo de directora do departamento de Inclusão Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), tendo também já cumprido funções no Ministério das Finanças. Com mais de 30 anos de experiência no sector financeiro angolano, Teresa Pascoal é a primeira mulher a assumir está posição na instituição.

A Forbes soube também que o Conselho de Administração e a Comissão Executiva foram reforçados e que Paulo Jorge Fontes permanece no cargo de PCE. O gestor detém uma vasta e consolidada experiência internacional no sector financeiro internacional, adquirida em mercados altamente regulados e exigentes

Entretanto, num comunicado distribuído neste Domingo, 27, à imprensa, o Banco Yetu faz saber que o conselho de administração foi também revitalizado com a nomeação de Fábio Jofre da Silva Baptista para a posição de administrador independente e que a comissão executiva foi igualmente reforçada com a nomeação de Osvaldo da Silva Domingos como administrador-executivo, enquanto Azenaida Generosa Valentim Chimuco mantém-se como administradora-executiva.

“Ainda neste paradigma de mudança, o Conselho Fiscal também sofreu alterações. Foram nomeados para a posição de vogal, Domingos Kinsony Mbala e Eugénio de Jesus Filho de Almeida. O Comité de Remunerações tem como novo presidente Damião Virgílio dos Santos e, como novo vogal, Odete Vanda Armando”, acrescenta o documento.

O Banco Yetu, instituição bancária de cariz comercial, comemora este ano uma década de existência, tendo iniciado a sua actividade em Setembro de 2015.