"O Governo, se quiser divulgar as datas das reuniões, o fará. Eu não tenho feito, nunca o fiz, como sabem. Vamos ter uma reunião em breve, sim, isso é público. O próprio Governo já o divulgou e as prioridades do Bloco de Esquerda também são conhecidas: saúde, trabalho e proteção social", respondeu aos jornalistas Catarina Martins no final de uma visita à primeira sala fixa de consumo assistido de drogas em Portugal, em Lisboa.

Catarina Martins falava depois de questionada sobre se a reunião com o Governo para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 será na sexta-feira.

Segundo a líder do BE, "a vida demonstrou que Orçamento do Estado para 2021 não respondeu ao que era necessário", como à "exaustão dos profissionais do SNS", às "necessidades de proteção social" e às questões do trabalho.

"Aquilo que nós dizíamos há um ano mantém-se como absolutamente urgente e, portanto, não querendo ser monótona não temos outra solução que não voltar a apresentar as mesmas prioridades: saúde, proteção social e trabalho", antecipou.

Para Catarina Martins, "a política de mínimos" que o Governo tem levado a cabo "saiu muito cara ao país", dando o exemplo do adiamento dos "investimentos necessários".

"Quando nós dizíamos é preciso alargar a testagem já e aumentar a saúde pública já para prevenir nova vaga, o Governo dizia o ano passado: 'não, este verão já vai ser de retoma' e não preparou a segunda vaga, não preparou a terceira, não preparou a quarta. Adiou sempre os investimentos", criticou.

Cada vez que os investimentos são adiados, segundo a coordenadora do BE, "Portugal fica com um enorme problema sanitário, social e económico".

"Fazermos de conta que este não é um problema prolongado, com efeitos prolongados que precisa de investimento, fazer de Portugal um dos países da UE que menos gastou na resposta à pandemia, não faz nenhum bem à nossa economia nem às nossas contas públicas", condenou.

JF // ACL

Lusa/fim