Fundada em 2021 por três sócios, a Palko é uma empresa que usa a inteligência artificial (IA) para cumprir a sua missão de ajudar artistas e profissionais de apoio às artes de palco a contruir e fazer crescer a sua audiência online.

Para isso desenvolveu um sistema numa lógica de modelo de Rede Neural Preditiva (NEDA), que é capaz de transformar grandes quantidades de dados escassos em bits altamente direcionados e semanticamente significativos, prontos para serem consumidos e compreendidos pelos sistemas de pesquisa na internet ("search engines") e pelas redes sociais, por forma a ajudar os profissionais dependentes do público a darem um passo em frente no seu crescimento e exposição online.

A empresa tem dois tipos de serviços: Active Artist Promotion que usa a IA para encontrar a audiência certa para cada artista, e Artist Booking System, plataforma onde qualquer programador cultural ou organizador de espetáculos pode contratar um artista/músico para o evento.

A Palko pretende com esta abordagem inovadora modificar a forma como estes profissionais são contratados, reduzindo custos e aumentando a capacidade de exportação de serviços do setor da cultura.