
Quando, em 2022, assumiu a direção da Uber for Business (Uber para Empresas) para o sul da Europa, Adriana Guzman sabia que teria de lidar com países e realidades muito diversas. Mas uma coisa era certa: a mobilidade corporativa estava — e está — em transformação e isso é um desafio irresistível para uma profissional como Adriana. Mestre em Gestão de Empresas, quando chegou à organização, já havia ocupado cargos de liderança em multinacionais e empresas de sectores tão distintos como a aviação, o e-commerce e a Banca. Tinha a seu cargo uma equipa de cinco pessoas e a responsabilidade de estruturar o negócio em Portugal, Espanha e Itália. No fim de 2024 a sua equipa somava 20 profissionais e, possivelmente terminará este ano com 30 pessoas nos três países.
A mobilidade corporativa em novos moldes
A verdade é que os modelos de trabalho híbridos vão tomando cada vez mais lugar, as metas de sustentabilidade moldam comportamentos e o avanço da digitalização ajuda a criar tendências e novos estilos de vida. Segundo um estudo realizado em parceria com a Associación Ibérica de Viajes de Negocio (IBTA), os três fatores mais valorizados por quem viaja em trabalho são a segurança (76,81%), a disponibilidade e rapidez de resposta (72,46%) e a facilidade de pagamento (65,22%).
“Hoje em dia, as empresas procuram soluções que se possam adaptar rapidamente às suas necessidades em constante mudança, oferecer visibilidade e controlo sobre as viagens e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência confortável e segura aos seus colaboradores”, escreve Adriana Guzman num artigo publicado em junho deste ano no El Economista.
Uma plataforma pelo crescimento das empresas
Há muito tempo que Adriana Guzman defende que é preciso dar às empresas soluções que, além de confortáveis e seguras, estejam alinhadas com as suas metas de sustentabilidade. “A nossa tecnologia apoia a mobilidade e a sustentabilidade das empresas”, afirma a diretora da Uber para Empresas para o Sul da Europa numa entrevista recente ao La Razón. De facto, ao permitir a integração com plataformas como SAP Concur, Salesforce, Slack, a Uber para Empresas possibilita o registo e a gestão de todos os gastos financeiros e energéticos com deslocações e viagens. Possibilita, assim, a redução de custos operacionais com a otimização do uso de transporte partilhado e a escolha de veículos elétricos segundo as metas ESG.
Flexibilidade e sustentabilidade
Um dos contributos da Uber para a sustentabilidade das empresas é a flexibilidade das suas soluções e a abrangência da sua plataforma. Com a Uber para Empresas, estas podem reduzir a sua própria frota e definir as prioridades da sua mobilidade, seja na escolha do combustível utilizado pelos veículos, como dizemos acima (a plataforma fornece dados de carbono por viagem), seja no agendamento de viagens e na definição das regras de horários destinos e valores, evitando fraudes e na facilidade da entrega de refeições em reuniões de equipa por exemplo, ou em sessões de trabalho mais demoradas. Os gastos são mais transparentes com os relatórios de viagens e a segurança dos dados é assegurada pelo cumprimento da legislação local em vigor. A sustentabilidade é, aliás, um pilar estratégico da Uber para os próximos anos. A Uber está a construir um futuro partilhado, autónomo e elétrico. São várias as iniciativas que visam fortalecer o compromisso da Uber com a eletrificação da frota dos seus parceiros e, neste âmbito, Portugal é um mercado de aposta ao nível da inovação. Foi em Lisboa que a Uber lançou o Uber Green em 2016, a primeira opção de viagem a pedido em veículos 100% eléctricos, representando um marco mundial na mudança da indústria da mobilidade para um futuro sustentável. Atualmente está disponível em mais de 100 cidades globais.
Uber para todas as empresas
A Uber para empresa é utilizada por profissionais de todos os setores, sobretudo para quem tem como dado adquirido o facto de que oferecer soluções de viagens e refeições a quem trabalha na sua empresa podefortalecer o espírito de equipa, promover o empenho dos colaboradores e aumentar a satisfação dos clientes a quem até podem entregar vouchers de deslocações gratuitas ou refeições, além de todas as vantagens de Governance que já citámos neste artigo. Até porque, como afirma Adriana Guzman, “a mobilidade deve ser um motor de eficiência e sustentabilidade para as empresas”. Clique aqui para conhecer melhor tudo o que a Uber para Empresas pode oferecer.
Este artigo foi produzido em parceria com a Uber Empresas.