Fundada por Fábio Camara em 2007, em S. Paulo, no Brasil, a consultora tecnológica FCamara já fatura perto de 100 milhões de dólares (cerca de 87 milhões de euros). Especializada em projetos de transformação digital, sobretudo em e-commerce, está a alargar horizontes no mercado nacional, tendo com foco a sua expansão europeia. Porém, a sua internacionalização não se fica pelo Velho Continente, já que o empresário brasileiro admitiu em tempos, em entrevista à Forbes Portugal, que está também à procura de novas oportunidades nos Estados Unidos.

Tendo escolhido Portugal como porta de entrada para a sua internacionalização – ainda que já tenha operações também no Reino Unido – a empresa acaba de anunciar que estabeleceu uma parceria com a Shopify, empresa de comércio online que nasceu em 2004 no Canadá, para desenvolver projetos de e-commerce na Península Ibérica. A parceria conjunta tem como objetivo apoiar empresas, para já portuguesas, de média e grande dimensão, a acelerarem as suas vendas online e a integração com canais de vendas tradicionais tendo como base a solução Shopify.

A FCamara e a Shopify já estão a desenvolver um projecto de modernização de uma loja online de uma empresa portuguesa do setor de bens de consumo, que se estende ao mercado interno, ao Norte da Europa, ao Reino Unido e aos Estados Unidos.

Esta parceria irá incidir sobre empresas que precisam modernizar as suas lojas para acelerar os resultados, incluindo aqui a criação ou modernização da experiência de utilizador, fluxos de compra além da integração de lojas físicas, contact center e lojas online.

Sem, contudo, adiantar pormenores, a FCamara afirma que já está a ser desenvolvido um projeto de modernização de uma loja online de uma empresa portuguesa do setor de bens de consumo. Este projeto em particular estende-se ao mercado interno, à Norte da Europa, ao Reino Unido e aos Estados Unidos. A FCamara refere em comunicado que esta parceria surge num momento de crescimento acelerado do comércio eletrónico em Portugal, onde a procura por plataformas flexíveis e centradas na experiência do utilizador se torna essencial para a competitividade das empresas.

FCamara já tem uma equipa de mais de 1.700 especialistas

Paulo Felix, diretor de Clientes e Serviços da FCamara Europa, refere a propósito que “Conhecemos inúmeras empresas portuguesas que têm o seu crescimento travado por contarem com plataformas construídas com uma filosofia fechada, que limita a colaboração e condiciona a implementação de novas propostas de valor e experiências para o consumidor final. O nosso objetivo é ajudar a remover estas barreiras”.

Também Joachim Antonsen, senior partner manager da Shopify, acrescenta que “Portugal emergiu como um mercado de comércio digital dinâmico e em evolução. A colaboração com a FCamara permite-nos fornecer um apoio ainda mais local, especializado e estratégico às empresas portuguesas que procuram crescer e escalar os seus negócios com a flexibilidade e o poder da Shopify.”

A Fcamara atua nas áreas de e-commerce, marketing digital, inovação, Desenvolvimento Ágil de Software, Dados e Inteligência Artificial, com especialização nos setores de retalho e distribuição, indústria, saúde, banca, seguros e mobilidade, ocupando uma equipa que já atinge as mais de 1.700 pessoas, sobretudo engenheiros e analistas.